A escolha do vestido de noiva é certamente uma das coisas mais difíceis de se fazer no planejamento de um casamento. Afinal, muitas pessoas sonham com o vestido perfeito desde muito novas. Mas encontrar o vestido dos sonhos pode ser bem complicado.
E com a quantidade enorme de opções no mercado, é normal se perder. Por isso, o mais recomendável é que você comece definindo qual o modelo de vestido que deseja. Ou seja, quais os cortes de corpete e saia que você mais gosta. Depois, você pode decidir outros detalhes como, o tamanho da saia, tipos de mangas, de decote, bem como a presença de fenda ou de abertura nas costas.
Neste artigo, te mostramos quais são os diferentes tipos de vestido de noiva e mostramos exemplos de cada um deles em uma galeria repleta de fotos. Confira!
Os diferentes modelos de vestido de noiva
Reto
O vestido de noiva reto, como o próprio nome já indica, consiste num modelo com corte reto. Dessa forma, a saia do vestido tem a mesma medida no quadril até a barra, que pode ser curta, midi ou longa. O efeito é uma saia mais justinha e que alonga a silhueta. Dessa forma, é bastante indicado para noivas com estatura mais baixa.
Dependendo dos outros acessórios do look, o vestido reto pode assumir um estilo retrô (remetendo aos clássicos tubinhos dos anos 1960) ou moderno.
No entanto, pelo corte reto ser considerado mais simples por muitas, é mais comum ver este modelo em vestidos de noiva para casamento civil.
Império
No corte do vestido império, há uma demarcação logo abaixo do busto e é a partir dela que começa a saia. Geralmente com pouco volume, o modelo império traz a impressão de uma silhueta mais fina.
Por conta do seu corte, trata-se do modelo mais confortável e adequado às noivas grávidas, especialmente aquelas em estágio mais avançado.
Evasê
O evasê é um modelo que também poderia ser chamado de triângulo. Pois esta é a principal forma presente nos cortes do vestido. O modelo possui um corpete justo, com cintura bem demarcada. A partir dela, surge a saia, que se alarga até a barra, formando uma saia leve que pode ser mais ou menos rodada. Tudo depende do estilo buscado pela noiva.
Todas essas características garantem um vestido bastante leve e suave, o que o faz ser um dos queridinhos das noivas.
Por ter sido criado nos anos 1960, o corte evasê é bastante indicado para quem procura um vestido de noiva retrô, mas dessa vez com bastante movimento.
Princesa
O evasê pode ter uma saia bastante rodada, mas não se compara à amplitude do vestido princesa. Neste modelo, o corte da saia é ampliado até a última potência, a fim de criar uma cobertura cheia de volume: exatamente como os vestidos das princesas Disney. Tudo isso com uma cintura bem demarcada, claro!
O estilo que se aproxima dos contos de fada chama a atenção e faz com que este seja o modelo queridinho das noivas em qualquer momento.
Sereia
Por outro lado, há o modelo sereia, bastante escolhido pelas noivas que preferem uma silhueta mais sensual. Se tivéssemos que comparar, poderíamos dizer que o modelo tem um corte reto até a altura do joelho e, em seguida, torna-se evasê.
Isso porque, exatamente como uma cauda de sereia, o modelo é mais justo no corpo mas, quando chega próximo à barra, se abre. E essa abertura da saia pode ser mais suave ou mais drástica, incluindo babados e bastante volume.
Para trazer mais sensualidade e auxiliar na movimentação, o modelo pode incluir uma fenda na frente ou na lateral da sua saia.
50 vestidos de noiva que vão te encantar
01. Começando com um vestido de noiva simples e elegante: num modelo evasê com saia longuíssima e, na parte de cima, um decote canoa e manga média.
02. Leveza e movimento são as palavras certas para descrever esse vestido de noiva que mistura branco, bege e cinza claro num estilo boho.
03. Por outro lado, esse vestido de noiva sereia sem alças combina transparência e bordados, com direito a uma manga longa bufante no estilo de uma luva longa.
04. A manga bufante transparente e cheia de leveza também integra esse vestido de noiva com corpete totalmente bordado e um decote que se estende até o quadril.
05. Unindo tradição e modernidade, um vestido de noiva evasê totalmente rendado e sem mangas.
06. Manga bem bufante e uma saia rodada com bastante volume tornam esse vestido de noiva digno de uma princesa moderna!
07. O véu na grinalda traz mais volume para o visual desta noiva com vestido sereia com corpo justo e decote profundo.
08. O busto justo e totalmente bordado com manga curta ombro a ombro se abre numa saia bem rodada e volumosa neste vestido de noiva princesa.
09. Um grande laço no busto e uma saia aberta integrada à calça social capri: uma ideia de vestido de noiva moderno, ousado e inovador.
10. Mais uma ideia de vestido de noiva sereia bordado, mas com uma parte de cima mais fechada, com um decote discreto e manga curta.
11. Feito num tecido branco liso, esse vestido de noiva evasê longo de manga média ganha uma fenda frontal que garante maiores movimentos e combina com o decote discreto.
12. O uso de um tecido nude ou transparente na parte de cima do vestido traz mais conforto e também permite o uso de mangas longas mais leves, como deste vestido.
13. Confira a simplicidade e leveza deste vestido de noiva sereia barrado rendado na manga ombro a ombro e na saia.
14. Um vestido evasê com parte de cima totalmente rendada e saia de tule.
15. Mais justo no corpo, este vestido amplia sua saia a partir da linha dos joelhos sem perder a suavidade e sensualidade da peça.
16. E por falar em vestido de noiva cheio de sensualidade, dá uma olhada neste modelo evasê com fenda lateral e decote profundo em V.
17. Este aqui, por outro lado, tem uma abertura profunda nas costas, formada a partir das mangas ombro a ombro e acabando num laço.
18. Leveza e inovação neste vestido de noiva evasê com gola halter e aplicações de faixas de tule franzido na saia.
19. O detalhe que chama a atenção neste vestido de noiva é a parte de cima composta por um corpete de alcinhas com sobreposição de uma blusa de manga longa rendada, que garante um visual mais discreto.
20. O grande laço no traseiro desse vestido traz mais volume e se contrapõe ao restante do traje, mais justo.
21. Feito com tecido transparente e aplicações de renda, um vestido perfeito para um casamento de verão.
22. Vestido de noiva princesa com direito a várias camadas de saia e cauda para um look digno da realeza.
23. A transparência volta trazendo ousadia e um efeito flutuante neste vestido que une renda e tecidos lisos mais pesados nas mangas longas e na saia.
24. Mas se você busca um vestido tão leve quanto uma pena, dê uma olhada na delicadeza deste aqui feito com tecido com transparência e alças finas.
25. Romântico por natureza, o vestido de renda é a escolha certa para casamentos bem floridos.
26. Mais um exemplo de vestido que contrasta transparência e tecido liso no corpete e na saia, dessa vez num modelo princesa.
27. Dá uma olhada nesse vestido de noiva plus size no modelo império que une renda e crochê: a escolha perfeita para um casamento no estilo boho.
28. Ainda que tenham áreas mais larguinhas, esse vestido sereia mantém a silhueta muito bem demarcada com o uso de transparências.
29. A gola canoa é outra que garante uma abertura profunda e fluida nas costas do vestido de noiva.
30. Dá uma olhada no estilo desse vestido com parte de cima tipo regata com gola alta e um decote sutil.
31. Já neste aqui usa um modelo de regata com gola V mas adiciona uma manga curta rendada.
32. Renda e franja é um detalhe que não pode faltar num vestido de noiva boho chic!
33. Retrô sem perder sua modernidade: vestido de noiva evasê sem mangas, mas com uma sobreposição de manga longa transparente.
34. Perfeito para um casamento diurno e ensolarado, este vestido de noiva tem fenda e alças, mas ganha “mangas” removíveis de tecido transparente.
35. Simples, leve e super elegante, um perfeito vestido de noiva civil.
36. Todo em renda, esse vestido é a opção certa para casamentos diurnos no verão, seja na cidade ou na praia.
37. As camadas com tamanhos irregulares de tule faz com que a saia desse vestido de noiva ganhe bastante volume e descontração.
38. A camada de tule também traz um pouco de volume para este vestido de noiva com corte reto, combinando com o véu da grinalda.
39. Simples e sofisticado, um vestido de noiva de manga longa com corte reto, que se ajusta muito bem à silhueta.
40. A abertura da saia abaixo da linha do joelho garante mais mobilidade para a noiva na sua caminhada ao altar.
41. A fenda nas costas da saia dá lugar para a cauda neste vestido de noiva cheia de franjas perfeito para um casamento diurno ao ar livre.
42. Uma faixa rendada que compõem o corpete do vestido se estende pela cauda na parte traseira.
43. Mais um vestido de noiva tipo princesa sem alças e com um bordado incrível para você partir em rumo ao seus felizes para sempre.
44. Feito em um tecido branco liso e bem fluido, esse é a prova de que até os modelos considerados mais simples podem ficar incríveis.
45. Justo na medida certa e com a cintura bem demarcada, a saia de tule desse vestido se abre e se estende até uma calda magnífica.
46. O mesmo acontece com este outro vestido evasê, mas com um detalhe a mais: ele aposta no bege como base para destacar os bordados brancos aplicados ao longo do corpete e da saia.
47. Já neste aqui, o corte reto da barra da saia é deixado de lado e utiliza-se um corte que se assemelha a pétalas de flores para encontrar a renda que finaliza a saia de forma espetacular.
48. Embora o modelo sereia abra a saia na altura dos joelhos, não é uma regra; nesse aqui, por exemplo, a saia se amplia na altura das coxas.
49. Confira essa ideia de vestido de noiva moderno, que utiliza um tecido mais estruturado mas sem perder a leveza necessária para essa peça.
50. Por fim, um vestido tipo sereia bordado no busto, com manga bufante ombro a ombro e cauda.