Quando falamos em nail art, é quase impossível não pensar logo em um modelo de unha francesinha. Afinal, ela é um verdadeiro clássico que está sempre se reinventando e absorvendo das tendências do momento.
Afinal, francesinha nada mais é do que uma técnica de nail art que consiste em pintar somente a pontinha das unhas. E isso pode ser feito de inúmeras formas que vão desde a tradicional linha branca por cima do esmalte clarinho. Ou apostando em uma combinação de cores vibrantes.
Neste artigo, te contamos como surgiu esse clássico da nail art e como dominar a técnica e fazer francesinhas perfeitas. E, por último, apresentamos uma galeria com 45 ideias para você se inspirar e reproduzir em casa.
Confira!
Uma breve história da francesinha
Ao contrário do que o nome indica, a francesinha não tem origem francesa. Foi o empresário polonês Max Factor quem, em 1927, inventou a francesinha… só que não como uma nail art. Na verdade, o que Factor inventou foi um tratamento para as unhas que consistia em um creme rosado para aplicar em toda a unha e outro branco para passar somente nas pontinhas.
Mas foi só na década de 1970 que a francesinha, de fato, se tornou o que conhecemos hoje. O responsável por isso é o maquiador estadunidense Jeff Pink, que nesta década trabalhava em Hollywood. Na época, muitos diretores reclamavam sobre o tempo gasto para caracterização das atrizes entre uma cena e outra. Pois, elas tinham constantemente que mudar a cor do esmalte das unhas, de modo que estivesse sempre combinando com o figurino. Então, eles pediram para que Pink criasse uma nail art neutra, que combinasse com tudo.
A solução foi nada mais nada menos do que um esmalte rosado cobrindo toda a unha e a pontinha branca. Na época, no entanto, o esmalte branco não era uma tendência da época e Pink viu essa como uma oportunidade de negócios. Rapidamente sua marca de cosméticos, a Orly, passou a vender o esmalte rosado e o branco juntos para que o visual pudesse ser reproduzido em casa.
As pontinhas das unhas brancas também fizeram sucesso nas ruas de Paris, depois que Pink reproduziu o visual nas modelos de desfiles de moda. Ao retornar aos Estados Unidos, Pink deu o nome definitivo para a técnica: francesinha.
Foi assim que a francesinha se tornou uma verdadeira tendência na nail art e, desde então, nunca mais saiu de moda.
Como fazer os diferentes modelos de francesinha
O contorno bem fininho na ponta da unha é clássica, mas está longe de ser a única forma de fazer a francesinha hoje em dia. Existem inúmeros modelos de nail art que delimitam e adicionam cor na ponta das unhas – e vamos te mostrar como fazer alguns deles em casa!
Com o dedão
Começando, claro, pela clássica que consiste basicamente em fazer um contorno fininho da unha, seguindo o seu formato com o esmalte. Manter o traço retinho é a principal dificuldade nesse modelo.
O truque para fazer o traço fino e retinho com rapidez é usar o próprio dedão. O passo a passo é simples. Passe uma pincelada do esmalte escolhido no dedão da mão oposta a que você vai pintar. Evite usar esmaltes muito grossos ou velhos, ou o resultado não ficará muito bom. Em seguida, faça um movimento rápido e preciso, contornando cada unha com o dedão, de modo que parte do esmalte permaneça nela, formando a francesinha.
Com adesivo
Não é nada difícil encontrar adesivos próprios para fazer francesinhas nas perfumarias. Cortados em um formato de semi círculo, esses adesivos servem como molde para as francesinhas, seja qual for a espessura que você quer dar a elas.
Para usar é simples: posicione o adesivo na unha, acima da área onde você deseja fazer a francesinha. Depois, é só aplicar esmalte com o pincel, da mesma forma como você pintaria o restante da unha. Quando secar, retire os adesivos e finalize como preferir.
Com carimbo
O carimbo próprio para nail art é outro acessório que facilita muito a hora de fazer francesinhas. Similar à técnica do dedão, para usar o carimbo é só aplicar o esmalte na almofadinha e encostar a ponta das unhas. Mas, diferente da técnica do dedão, com o carimbo dá para fazer francesinhas mais grossas: é só afundar a unha um pouco mais na almofada.
Com pincel de nail art
Mas se você já tem mais prática na nail art e uma mão firme, pode fazer as suas francesinhas usando nada mais do que um pincel. O mais apropriado é o pincel de nail art, que tem uma ponta mais fina do que o que vem no esmalte.
Ah, uma dica para a francesinha sair perfeita é começar pelo cantinho e ir trazendo o esmalte para o centro!
Independente da técnica que você usar, lembre-se que a prática leva à perfeição. A francesinha não é a nail art mais simples de se fazer. Então se você não conseguiu fazer um bom resultado de primeira, não desista e tente novamente. Com o tempo você domina a técnica.
45 ideias de unha francesinha para você se inspirar
01. Começando pela famosa francesinha invertida ou unhas meia-lua, que fizeram sucesso nos anos 1920 e voltaram com tudo para as tendências atuais, com esse exemplo em bege e amarelo pastel.
02. A francesinha invertida avança mais e cria uma half nail nesse outro exemplo feito com azul clarinho e dourado bem brilhoso.
03. Essa aqui segue a mesma ideia, mas com parte da unha no seu tom natural e a francesinha invertida em um rosa metalizado.
04. E porque não fazer uma composição não só com uma mas várias francesinhas? É a ideia por trás dessa nail art com branco na parte interna da unha, preto nas pontas e o meio num seu tom natural.
05. Aposte numa combinação vibrante até para uma composição mais tradicional de unha francesinha.
06. Brilho na pontinha e fosco no restante da unha: essa unha francesinha preta é super criativa e perfeita para quem quer um visual mais dark na sua nail art.
07. Um visual poderoso com unhas compridas amendoadas vermelhas com meia lua natural.
08. O contour é outra técnica de francesinha invertida super interessante e que fica ótima em unhas mais curtas, como é o caso dessa aqui.
09. Um toque de diversão na unha francesinha com meia lua intercalando tons neons suaves, enquanto o comprimento permanece no seu tom natural.
10. Seguindo o mesmo princípio, mas com muito mais brilho e glamour com uma combinação de dourado e prateado.
11. E que tal essas unhas stiletto nude com uma cor diferente em cada francesinha?
12. Duas formas de inovar e modernizar o visual: fazer a sua unha francesinha diagonal, como acontece nesse exemplo com duas cores ou combinar a francesinha com a half nail, como você também pode ver aqui.
13. Preciso sempre seguir o formato do corte da unha nas minhas francesinhas? Esse exemplo com unhas quadradas e francesinha angular é a prova que não!
14. Na verdade, você pode seguir o formato que preferir, inclusive o de um coração, como é o caso desta unha francesinha super romântica.
15. Confira essa ideia de unha francesinha decorada estilo tie dye em formato ballerina super longa.
16. Combinação de azul clarinho fosco e dourado para arrasar onde quer que você vá.
17. Esmalte clarinho no comprimento com francesinha colorida na pontinha, uma unha de cada cor.
18. Ou aposte numa francesinha terracota em todas as unhas com o comprimento clarinho.
19. Mas se você quer um visual poderoso e uma unha francesinha diferente, aposte numa pintura tipo animal print só nas pontinhas.
20. Outra ideia é fazer duas camadas de cor, criando uma unha francesinha colorida listrada.
21. A combinação de rosa claro e vermelho é vibrante e certeira quando o assunto é criar uma unha francesinha cheia de personalidade.
22. Mais uma ideia de unha francesinha listrada, dessa vez um pouquinho mais grossa e em azul e bordô.
23. Essa unha francesinha azul celeste com o comprimento clarinho é a opção perfeita para um visual discreto mas que não abre mão de usar cores vibrantes.
24. Cheia de elegância, essa composição fosca brinca com os contornos da francesinha em preto e branco.
25. Para sair do básico e ganhar mais frescor no visual, essa unha francesinha substitui o branco nas pontinhas por um verde limão.
26. Usar o amarelo pastel é outra ótima escolha quando o assunto é fazer uma francesinha mais moderna.
27. Mas se você quiser manter o branco nas pontinhas, pode inovar escolhendo outra cor para pintar o comprimento das unhas, como o lilás.
28. Francesinhas aquareladas em rosa e azul trazem charme e muita suavidade para o visual cheio de caveiras..
29. Na nail art o vermelho é sinônimo de poder e elegância: e isso não poderia ser diferente na unha francesinha que usa essa cor.
30. Uma ótima opção para noivas: unha francesinha com glitter prateado nas pontinhas com o restante da unha em branco.
31. Indecisa sobre qual cor escolher? Experimente compor com todas e faça uma francesinha despojada e cheia de personalidade.
32. Unha stiletto rosa clarinho com francesinha branca e vários, vários moranguinhos dispostos na superfície formando uma composição super charmosa.
33. Por falar em fruta, porque não inspirar a sua nail art na mais refrescante de todas: a melancia?
34. Unha com francesinha laranja neon e manchinhas de onça em preto e azul subindo até a cutícula.
35. Uma faixa mais grossa e outra mais fina com cores diferentes em cada unha desta francesinha quadrada.
36. Inspire-se também nesta unha francesinha redonda e clarinha com a pontinha laranja neon.
37. Outra ideia de francesinha em animal print, dessa vez bem longa e com formato stiletto para um visual cheio de atitude.
38. Aliás, francesinha preta como esta aqui é linda e ainda dá um efeito alongado para as unhas curtinhas.
39. Mas o efeito não é exclusividade do esmalte preto! O segredo é delimitar bem a divisão entre cores, como nesta unha francesinha branca reta com listras douradas.
40. Um visual glam com unha francesinha vermelha com um toque de dourado com glitter na meia-lua
41. Já esta unha francesinha rosa com dois tons diferentes garante um visual delicado e cheio de charme.
42. Uma nail art muito sutil nesta linha fininha de azul nas pontinhas das unhas retas nude.
43. Uma ideia de decoração com meia-lua misturando um tom clarinho e outro escuro para você experimentar em casa.
44. Ou aposte na delicadeza da combinação de bege com branco.
45. E, para finalizar, uma unha francesinha invertida mais grossa (quase uma half nail) com esmalte clarinho e o restante em terracota, numa combinação bem quente!