Extremamente versátil, a trança embutida está presente em inúmeros tipos de penteados, desde os básicos para o dia a dia como os mais elaborados para festas. No entanto, esse tipo de trança é muitas vezes visto como difícil de ser feito, especialmente sozinha. Neste cenário, elimina-se uma variedade enorme de penteados do repertório – e muitas possibilidades de visuais diferentes para arrasar onde quer que você vá.
A verdade é que a trança embutida parece complicada de se fazer, mas não é. O princípio é o mesmo das tranças tradicionais, para formar o penteado o cabelo é dividido em três mechas menores que se alternam, passando uma sobre a outra. No entanto, a trança embutida tem uma característica própria: o trançado das mechas permanece sempre próximo ao couro cabeludo – daí a ideia de embutido. Para que isso aconteça é preciso ir adicionando mais fios à cada mecha à medida que a trança cresce.
Se você está buscando inspiração para fazer um penteado com trança embutida, inspire-se em 50 ideias que selecionamos. E saiba como fazer os diferentes tipos!
Conheça os tipos de trança embutida e saiba como fazer cada um deles
Francesa
Trata-se com certeza do tipo de trança embutida mais conhecida. A trança embutida francesa é construída a partir do trançado de uma mecha por cima da outra. O resultado é uma trança embutida que fica contida para dentro do cabelo.
No tutorial abaixo você aprende a fazer a trança francesa passo a passo e também como usá-la em dois penteados fáceis.
Holandesa
Também chamada de trança embutida invertida, a trança holandesa é o exato oposto da trança francesa. Dessa forma, para fazê-la é preciso passar uma mecha por baixo da outra. O resultado é uma trança que fica em alto relevo no cabelo.
Ganhou esse nome por conta dos tradicionais penteados holandeses, que criam uma tiara ou coroa com o próprio cabelo.
No tutorial abaixo você aprende a fazer uma trança holandesa e como usá-la em dois penteados simples para o dia a dia.
Escama de peixe
Esta com certeza é um tipo um pouco mais complicado e trabalhoso de trança, mas o resultado compensa todo esforço!
Pelo visual já dá para perceber que se trata de uma trança mais diferente das tradicionais. Para começar, você precisa dividir o cabelo em duas partes ao invés de três. Depois puxe uma mecha fina da lateral externa de cada parte e cruze-as, formando um X com elas. Esse é o movimento básico que você irá repetir até o ponto em que desejar parar.
Achou a explicação confusa? Então confira o tutorial abaixo para entender todos os detalhes e fazer uma trança embutida escama de peixe perfeita!
Boxeadora
Um dos penteados com trança embutida mais populares, a trança boxeadora é uma verdadeira tendência. Saída diretamente dos ringues de boxe, exatamente como o nome diz, trata-se de duas tranças holandesas embutidas paralelas no topo da cabeça que se estendem até a nuca e continuam soltas pelo restante do comprimento dos fios. A ideia é manter os fios bem presos de modo que não incomodem as boxeadoras durante a luta. Por isso, elas costumam ser feitas de forma mais firme, mas no contexto urbano, dá para garantir o visual com um trançado mais soltinho.
Simples e bastante versáteis, conquistou a moda urbana, mas têm sido muito usadas também como um penteado despojado para ambientes mais formais.
No tutorial abaixo você confere o passo a passo de como fazer suas tranças boxeadoras.
Falsa
Tem como fazer uma trança embutida sem necessariamente fazer uma trança embutida? A resposta é: sim! Com o auxílio de alguns elastiquinhos de cabelo você consegue criar um penteado que o mesmo aspecto de uma trança – mas sem ter que fazer uma trança de verdade. A alternativa perfeita para quem não quer aprender a técnica das tranças tradicionais.
Para isso, a ideia é usar elásticos para formar gominhos no cabelo e passar uma mecha pelo meio da outra. E para deixar embutida na raiz do cabelo, é só ir pegando mais mechas à medida em que progride com a sua “trança”.
O passo a passo explicado está neste tutorial:
50 ideias de penteados com trança embutida para você fazer
01. Em primeiro lugar, dá uma olhada nessa trança embutida escama de peixe única que se estende por todo o comprimento do cabelo.
02. Por outro lado, aqui está um exemplo de trança embutida invertida feita na lateral da cabeça e que desemboca num rabo de cavalo alto.
03. Já que estamos falando em trança embutida invertida, que tal essas aqui que vão na parte de baixo do cabelo, próxima à nuca?
04. Uma versão mais soltinha de trança embutida que guia o cabelo até o rabo de cavalo médio.
05. Se engana quem pensa que trança só é possível em penteados presos! Aqui está um exemplo de trança embutida incrível para usar com o cabelo solto!
06. Já nesse outro exemplo, a trança invertida lateral acompanha todo o comprimento do cabelo e é adornada com flores e argolas de metal.
07. Numa versão um pouco mais elaborada e elegante, a trança embutida faz o link entre volume no topo da cabeça e o rabo de cavalo baixo.
08. Cheio de charme, esse penteado semi preso é composto somente por duas trancinhas embutidas finas que se encontram na parte de trás da cabeça.
09. Perfeito para noivas e ocasiões formais em geral, um penteado preso com tranças embutidas francesas finas nas laterais da cabeça que se encontram próximo à nuca para formar um coque baixo.
10. Uma ideia para levar a sua trança embutida invertida para outro nível! Bem soltinha, ela começa em uma lateral e toma todo o comprimento do cabelo.
11. Diferentes tranças trazem diferentes texturas para o cabelo: e porque não misturar duas em um penteado simples e despojado como este?
12. Outra ideia de trança feita próxima à nuca, dessa vez trazendo um toque a mais para um rabo de cavalo alto e elegante.
13. A trança embutida na lateral do cabelo com o restante do cabelo solto brinca com volume, textura e garante um estilo rocker do sidecut sem ter que cortar o cabelo!
14. Nesse penteado despojado em cabelo longo, várias tranças embutidas finas que se estendem pelo comprimento dos fios e se perdem em meio as mechas soltas.
15. Confira essa ideia de trança embutida no topo da cabeça que se transforma em coque baixo para você usar em ocasiões especiais.
16. Seguindo a mesma ideia, mas com uma execução diferente é possível conseguir um visual mais soltinho e cheio de charme.
17. Mais soltinha, a trança embutida garante mais volume para a parte de trás da cabeça nesse penteado que acaba em um rabo de cavalo baixo, ótima para variar o penteado no dia a dia.
18. Neste outro penteado semi preso, o trançado mais soltinho também se destaca e garante mais textura para o visual.
19. O double bun ou coque duplo, um penteado super jovial e divertido, que ganha um toque a mais com tranças embutidas na parte de trás da cabeça.
20. Prática e cheia de atitude, a trança embutida boxeadora é sempre uma escolha certa para usar no dia a dia.
21. Mas se você está em busca de um penteado ousado e diferente para arrasar, confira essa ideia com trança embutida bem cheia no topo da cabeça, como um moicano, que se encontra com os fios laterais em um coque baixo.
22. Um penteado com trança embutida infantil super fofo e criativo.
23. Com o cabelo dividido ao meio, as tranças embutidas laterais se encontram para formar o rabo de cavalo baixo, uma ideia ótima para variar o penteado básico para usar no cotidiano.
24. Com o cabelo colorido tipo unicórnio ou com aplicação de glitter: a trança boxeadora sempre fica com um visual incrível!
25. Um rabo de cavalo baixo digno de uma formatura ou festa de casamento feito com uma trança embutida francesa volumosa no topo da cabeça.
26. Neste penteado despojado e divertido, as tranças sobem pela nuca para formar laços com o cabelo e ainda garantem uma mescla entre as diferentes cores das mechas usadas.
27. A trança embutida boxeadora ganha um detalhe a mais neste exemplo: uma trança mais fina contorna a linha que divide o cabelo ao meio.
28. A trança embutida é a alternativa perfeita para quem tem cabelo curto e não quer ficar de fora desse estilo de penteado.
29. Com alguns fios soltinhos esse penteado com trança embutida lateral e coque garante um visual messy e é uma ótima pedida para quem planeja um casamento mais despojado.
30. Com a ajuda de um aplique rosa as tranças embutidas que começam na mecha da frente do cabelo ficam mais grossas e se encontram num meio rabo de cavalo perfeito para um visual juvenil.
31. Um penteado divertido no cabelo rosa com duas tranças embutidas faltas feitas com a ajuda de elásticos fininhos.
32. Simetria perfeita nessas duas tranças embutidas holandesa paralelas enroladas num coque quase imperceptível na nuca.
33. Outra ideia perfeita de trança embutida em cabelo curto: fácil de fazer e que está com tudo entre as tendências de penteados.
34. Mais uma ideia super despojada para você usar no dia a dia: um visual meio solto e meio preso com tranças embutidas fininhas.
35. Cheio de charme, esse penteado com tranças embutidas além de fácil é a escolha perfeita para um visual romântico.
36. Mas se você quer apostar num look num estilo rocker, confira essa ideia de penteado com uma trança embutida em uma lateral, como um side cut.
37. Já neste exemplo, uma trança embutida sozinha na nuca sobe e se junta com o restante das mechas para formar um coque médio na cabeça.
38. Outra ideia despojada para fugir do rabo de cavalo básico: a trança escama de peixe no topo desce até a nuca e continua pelo comprimento do cabelo, sendo “envelopada” por duas mechas lisas laterais.
39. Divertido e inusitado, um rabo de cavalo alto com tranças embutidas paralelas na nuca.
40. A trança embutida é fácil de fazer sozinha e uma ótima opção de penteado para fazer quando você não está afim de usar seus fios soltos no momento.
41. Outra forma de fazer um penteado meio solto com trança: neste aqui, elas são embutidas na parte da frente e soltas no restante do seu comprimento, para se encontrarem na parte de trás da cabeça.
42. O encontro das tranças embutidas laterais também acontece neste exemplo, que acabam entrelaçadas num rabo de cavalo baixo.
43. Uma trança embutida sozinha do topo da cabeça por toda a extensão dos fios é um dos penteados mais tradicionais, fáceis e charmosos para fazer sozinha.
44. Mas para fugir um pouco do tradicional, você pode fazer algumas alterações, como trançar as mechas torcidas como neste exemplo incrível aqui.
45. A trança embutida é também a melhor escolha para os dias em que você quer esconder sua franja!
46. Dá uma olhada no visual incrível dessa trança embutida falsa!
47. Mais uma ideia de rabo de cavalo baixo despojado com trança embutida que contorna o topo da cabeça.
48. A trança também pode ser usada em conjunto com o side e o undercut para criar um penteado preso incrível e cheio de ousadia!
49. Aneis fininhos adorna a trança embutida na nuca e garante ainda mais destaque para esta área do penteado.
50. Por fim, confira esse penteado preso feito com tranças laterais perfeito para qualquer ocasião, das informais às formais.