Quando falamos em penteados com tranças, a primeira palavra que nos vem à mente é versatilidade! Primeiramente, porque não existe somente um tipo de trança. Ao mesmo tempo, cada tipo de trança possui uma infinidade de formas de se usar, podendo variar com o comprimento do cabelo, a ocasião, a textura e o visual desejado. Ou seja, você pode usar a mesma técnica de trançado para ficar em casa, para trabalhar ou mesmo para um evento formal. Tudo depende de como você constrói o seu visual, quais acessórios usa e como escolhe organizar a sua trança.
Se você está buscando inspiração para fazer um penteado com trança, inspire-se em 50 ideias que selecionamos. E saiba mais sobre os diferentes tipos de trança!
Penteados com tranças de todos os tipos
Trança tradicional
Quando se vai aprender a trançar o cabelo, geralmente é com essa técnica. Uma trança clássica é aquela em que se divide os fios em três mechas. Então, alterna-se as mechas, passando uma acima da outra..
Trança francesa
Super versátil, a trança francesa é o tipo mais conhecido de trança embutida. Pode ser feita para compor um visual mais sóbrio e profissional e também para looks descontraídos e românticos. Tudo depende da firmeza da trança, da sua finalização e dos acessórios que são incorporados ao penteado.
Nesse tipo de trança, segue-se a técnica básica de uma trança clássica, que alterna 3 mechas. A diferença é que na trança francesa, se inicia o trançado próximo ao couro cabeludo, passando uma mecha por baixo da outra. E, à medida que a trança aumenta, mais cabelo é adicionado à cada mecha.
Trança holandesa
Existem muitas pessoas que confundem a trança holandesa com a trança francesa. E, de fato, as duas são extremamente similares! Ambas possuem o mesmo princípio, já que se iniciam próximas à raiz do cabelo. Mas, na trança holandesa, as mechas são trançadas umas sobre as outras.
É muito comum utilizar esse tipo de trança para criar uma tiara ou coroa com o próprio cabelo, um penteado tradicional da Holanda.
Trança espinha de peixe
Essa trança pode até ser considerada trabalhosa, mas o resultado dela compensa todo o esforço! Você pode começar uma trança espinha de peixe em qualquer ponto do cabelo, desde o comprimento quanto próxima à raiz, fazendo-a embutida como uma variação da trança holandesa.
Para fazê-la, divide-se os fios em duas partes. Puxe uma mecha menor da lateral de cada parte e cruze-as, formando um X. Em seguida, puxe novamente mechas da lateral de cada e cruze-as. Repita esse processo até finalizar a sua trança.
Box braids
Box braids é um tipo de trança feita a partir de fios naturais e fibra sintética. São realizadas em pequenas mechas desde a raiz, seguindo por toda a extensão do cabelo. Dessa maneira, esse tipo de trança permite aumentar o comprimento do cabelo, conferindo uma mudança completa do visual. Além disso, elas são extremamente versáteis, permitindo a criação de diversos penteados com tranças (inclusive trançados feitos com tranças!).
Para além da estética, as box braids possuem também importância cultural. Esse tipo de trança tem origem africana e seu uso é associado à ancestralidade e resistência.
Tradicionalmente, a divisão das mechas forma um desenho quadriculado na raíz do cabelo, daí o nome de box braids (do inglês, significa “tranças em caixas”). No entanto, a divisão triangular tem apresentado uma forma alternativa para quem quer um resultado diferente.
Rope braid
Esse estilo de trança pode ser considerado uma torção e é extremamente simples e rápida de se fazer. Aqui no Brasil é também conhecida como “trança de corda”.
Comece dividindo os fios em duas partes e então, torça cada parte em uma direção (uma no sentido horário e outra anti-horário). Ao alcançar o final do fio, torça as duas partes juntas e amarre as pontas. A tensão criada pela torção das duas partes fará com que a trança não se desfaça e mantenha-se por bastante tempo no lugar.
Trança escada
A trança escada pode não ser muito conhecida, mas com certeza chama a atenção pelo seu desenho. Trata-se de uma trança usada principalmente para fazer rabos de cavalo diferentes.
Para fazer a trança escada, separe duas mechas pequenas do cabelo, uma de cada lado. Passe cada mecha para o lado oposto, um por cima e outro por baixo da parte principal do cabelo. Em seguida, passe a ponta de cada mecha pelos laços opostos e puxe-as. Para repetir o processo, separe mais mechas pequenas do cabelo e junte ao restante da anterior e trance novamente.
Trança corrente
Outro tipo de trança e que deixa as pessoas muito curiosas sobre como fazê-la. A trança corrente traz um efeito completamente diferente para os penteados em que é incorporada.
Para fazê-la, divida os fios em três mechas, sendo que as laterais devem ser mais finas do que a central. Cruze as laterais por cima da mecha central. Então, separe os fios da mecha central no meio e, em seguida, passe as pontas da própria mecha e passe nesse espaço. Puxe as mechas laterais para estreitar a trança. Repita o processo para criar mais correntes.