Com uma paleta quente sutil, uma aparência natural e saudável, a maquiagem coreana é um verdadeiro fenômeno atual. Ela ganhou destaque através das redes sociais e já conquistou diversas admiradoras aqui no Brasil.
O boom da maquiagem coreana vem principalmente do sucesso mundial das bandas de K-pop. Mas vale ressaltar que não se limitam a eles: o cinema e as séries coreana estão com tudo e também tem mostrado mais sobre a cultura do país, seja nos seus aspectos mais tradicionais como os mais modernos.
Seja como for, as coreanas trouxeram uma nova visão de maquiagem e também de cuidado com a pele: afinal, a maquiagem coreana anda de mãos dadas com uma boa rotina de skincare.
No post de hoje, falamos mais sobre as principais características desta maquiagem, onde comprar os principais produtos. Além disso, separamos uma galeria com 40 fotos para você se inspirar e usar maquiagem coreana no seu dia a dia ou em ocasiões especiais. Confira!
As características que definem a maquiagem coreana
Preparação da pele
Aqui no Brasil, estamos acostumadas com produtos de maquiagem que cobrem manchas e imperfeições da pele, como é o caso da base líquida ou em pó. Na maquiagem coreana, em contrapartida, os produtos para a pele tem como objetivo deixar o rosto leve e naturalmente iluminado.
Mas esse efeito não é resultado da aplicação de iluminador ou de bases pesadas. Pelo contrário! Na verdade, o efeito de glow natural da pele é resultado direto de uma boa skincare combinada com uma base cushion, que tem uma textura bem hidratante. Ou seja: para fazer uma maquiagem coreana perfeita, nada de pular as etapas de cuidado e preparação da pele!
Blush
Outra característica marcante da maquiagem coreana é a aplicação de blush em tom de rosa ou pêssego na maçã do rosto, popularmente conhecido como “fruit-colored blush”. O blush com certeza é um ponto de destaque na maquiagem coreana, deixando o rosto com um visual mais saudável e delicado.
Ah, mas atenção para a aplicação: nada de usar o pincel na diagonal, como é mais comum aqui no Brasil! Pois na maquiagem coreana não há contornos pesados no rosto. Assim, o blush é aplicado bem no centro da maçã do rosto e em seguida esfumada.
Por fim, para trazer mais naturalidade e jovialidade para o look, muitas coreanas apostam nas sardinhas falsas, feitas na maçã do rosto com lápis ou delineador marrom.
Olhos
Nos olhos, há uma preferência pelo uso de sombras mais claras, um pouco de brilho e bastante uso de delineador. A ideia é manter a maquiagem o mais natural possível e, ao mesmo tempo, dar um destaque para esta área.
Um aspecto importante da maquiagem coreana nos olhos é que não se aplica delineador na linha d’água, ou seja, na pálpebra inferior. Por que? Simples: delinear a linha d’água (especialmente com cores escuras) faz com que o olho pareça menor, um efeito indesejado pela maioria das coreanas. A aplicação de produto na área da linha d’água é preferível somente quando se trata de sombras mais claras e delineadores coloridos.
Por outro lado, o delineado da pálpebra superior é extremamente comum na maquiagem coreana. Para manter o aspecto delicado da maquiagem, prefere-se traços mais finos.
Além disso, um detalhe importante no delineador: o traço é levemente curvado para baixo na área externa do olho, ao invés do gatinho tradicional curvado para cima. Trata-se do delineado “puppy eyes”, também conhecido como “delineado cachorrinho” e que segue o desenho natural do olho e faz com que o olho pareça maior e mais arredondado. Um esfumado pode acompanhar o delineado nesta área.
Outro ponto importante da maquiagem coreana é a aplicação de um pouco de brilho na área interna do olho (o côncavo). Este simples detalhe adiciona mais um ponto de iluminação no rosto e ainda traz um contraponto à área externa, que geralmente recebe o delineado e sombras esfumadas.
Lábios
Finalmente, não poderíamos deixar de falar sobre os lábios em degradê: uma técnica de coloração característica da maquiagem coreana e que já conquistou diversas adeptas por aqui!
Basicamente, esta técnica consiste em aplicar um batom mais escuro somente no centro dos lábios e usar um pincel bem macio para esfumar a cor até as extremidades dos lábios. Este tipo de cobertura, sem muita definição no contorno, faz com que os lábios pareçam coradinhos, resultando numa coloração pareça mais natural e também mais cheios.
Os produtos essenciais para fazer uma maquiagem coreana e onde comprá-los
Agora que você já sabe as principais características da maquiagem coreana, vamos mostrar dois produtos essenciais para fazer a sua – e também onde comprá-los.
Base cushion
Elemento básico da maquiagem coreana, a base cushion se tornou uma febre aqui no Brasil nos últimos tempos. Ela é fundamental para para conseguir o efeito de glow e, embora tenha uma embalagem similar a um pó-compacto, trata-se de uma base líquida. A marca líder de mercado na Coréia do Sul é a Laneige, mas existem diversas outras marcas nacionais e internacionais que têm suas próprias versões desta base. É o caso, por exemplo, da Quem disse, Berenice?, da Eudora, d’O Boticário, da Clinique, da Guerlain.
Lip tint
O principal produto responsável pelo efeito coradinho nos lábios da maquiagem coreana. Trata-se de um batom que se diferencia dos tradicionais pela sua durabilidade – eles podem durar horas, inclusive sobrevivendo às refeições! Pode ser encontrado em forma líquida, gel ou em creme. Suas cores variam em tons de pêssego, vermelho e rosa, as mais comuns na maquiagem coreana.
É uma tendência da maquiagem atualmente, nãos somente na coreia e nos outros países do leste da Ásia, mas também em países ocidentais. Por isso, a maioria das marcas de maquiagem já possuem seus próprios Lip Tints, como é o caso da Sephora, Quem Disse, Berenice?, O Boticário, por exemplo.