Símbolo de modernidade e praticidade, o corte chanel é um daqueles que nunca saem de moda. Um queridinho entre aquelas que preferem manter seus cabelos curtos, são extremamente versáteis e ao longo das décadas ganhou várias versões, adaptando-se aos estilos e gostos das mulheres.
Está procurando um corte de cabelo curto para trazer mais leveza, modernidade e elegância para o seu visual? O corte chanel pode ser uma ótima opção para você. Para te inspirar a adotar esse visual, te contamos mais sobre este corte de cabelo, falamos sobre as versões dele que são tendências. E ainda reunimos 50 fotos com ideias de corte chanel que podem ficar incríveis em você. Confira abaixo!
Breve histórico sobre o corte chanel
Até a década de 1920, eram raros os casos onde as mulheres usavam seus cabelos curtos. Assim, predominava o uso de cabelos longos organizados em tranças e outros penteados presos.
No entanto, com as jornadas de trabalho das mulheres se tornaram mais intensas, boa parte delas encontrou dificuldade de cuidar dos cabelos. Por isso, muitas delas optaram por facilitar a sua rotina e os seus cuidados com os cabelos, cortando os seus comprimentos. Logo, os cortes mais curtos se popularizaram, ganhando a simpatia de mais mulheres que desejavam cabelos mais fáceis de manter e que pudessem, ao mesmo tempo, receber penteados diferentes.
No entanto, o ato de cortar os cabelos compridos foi considerado um ato de rebelião por diversos setores da sociedade. Resultou em demissões e em diversas matérias em jornais e revistas destinadas ao público feminino desencorajando as mulheres a aderirem ao corte. No entanto, mesmo os salões de beleza que inicialmente se recusaram a cortar os cabelos curtos tiveram que mudar suas posturas se quisessem manter suas clientes.
Uma das mulheres mais famosas da época a aderir aos cabelos curtos foi a icônica estilista francesa Coco Chanel. Diz a história de que após queimar as pontas do cabelo com um secador, devido à pressa em atender um compromisso, a estilista resolveu cortar os cabelos na altura do queixo. Embora não tenha sido a precursora desse tipo de corte, Chanel certamente foi a responsável por popularizá-lo na França e em outros países da Europa.
Febre durante os anos 1920, na década seguinte o corte chanel perdeu sua força, mas nunca deixou de ter suas adeptas. Foi só em 1960 que ele retornou com tudo entre as fashionistas e ganhou algumas variações, que não saíram mais dos cortes mais pedidos dos salões de beleza. Tudo isso fez com que o corte fosse considerado atemporal, mas sem nunca perder um toque moderno.
Versões contemporâneas do corte chanel
Um corte que passou por diversas gerações certamente ganharia diversas versões onde são refletidas os estilos de cada época. Com o corte chanel não é diferente. Embora o seu estilo tradicional reto na altura do queixo seja bastante popular, outras versões do corte foram surgindo, como o caso das 3 que descrevemos a seguir:
Corte chanel de bico
O chanel de bico foi visto com maus olhos à primeira vista, mas logo conquistou até quem não abria mão do corte chanel tradicional. Atualmente, é uma das versões mais buscadas deste corte.
O princípio do corte é que a parte da frente do cabelo é mais longa do que a parte de trás, o que faz o desenho do cabelo formar uma diagonal na lateral. A parte de trás é aquela que serve de orientação para o bico. Pode ser curto, com a nuca batida, ou mais longo, mas nunca passando da altura dos ombros. A diferença entre o tamanho da parte de trás e do bico pode ser mais acentuada ou mais suave. Tudo vai depender do efeito desejado com o corte.
Além disso, esse corte é perfeito para todas as texturas de fios, já que cria camadas leves.
Corte chanel longo
Embora o tamanho tradicional do corte chanel seja na altura do queixo e deixando o pescoço à mostra, os cortes curtos e longos têm chamado a atenção. Principalmente entre aquelas que querem aderir ao visual sem tirar tanto comprimento dos fios. Neste sentido, o corte segue a mesma modelagem chanel, mas chegando a cobrir parcialmente ou inteiramente o pescoço. Com ou sem franja, reto, repicado ou com bico… todas as opções são possíveis com um corte chanel longo, só depende do resultado final desejado.
Corte chanel desfiado
Um estilo marcante dos cortes dos anos 1970 e 80 é o desfiado, que traz um efeito irregular, formando um visual bagunçadinho e despreocupado para o cabelo. Esse estilo conhecido como Shaggy aplica-se em diversos tipos de corte, mas atualmente está sendo mais usado nos cortes curtos e médios, como é o caso do chanel.
50 cortes chanel para você se inspirar e adotar este visual
01. Corte chanel com bico deixa o cabelo liso leve e elegante.
02. Amasse as pontas para deixar o visual do seu chanel com mais volume e com um toque retrô.
03. Versáteis, o corte chanel fica lindíssimo em cabelos coloridos e também com acessórios, como este grampo estelar.
04. Aposte em uma franja longa jogada de lado para um efeito dramático e cheio de movimento no seu cabelo.
05. Ou um visual fashionista mais curto e com franjinha.
06. Embora o visual clássico do corte chanel seja reto, os repicados que têm ganhado destaque pelo movimento e leveza que trazem ao cabelo.
07. Para quem ama usar boinas e outros acessórios de cabelo, o corte chanel é uma opção certeira.
08. Morena iluminada com corte chanel, um visual cheio de estilo e leveza.
09. Uma iluminação sutil também ajuda a dar mais profundidade e movimento para o corte chanel, especialmente em cabelos ondulados.
10. Um elegante e moderno, as palavras-chave para descrever o corte chanel.
11. Nas versões atuais do corte chanel, o repicado traz mais movimento e textura para o visual.
12. Outra opção é o corte chanel desfiado, que deixa as pontas desencontradas, perfeitas para um look moderno e fashionista.
13. A iluminação cold brew faz um efeito de claro e escuro nas mechas e deixa o corte chanel longo num estilo rocker.
14. E para deixar o visual mais descontraído, faça um penteado semi-preso prático e rápido para enfrentar um dia-a-dia corrido.
15. E se engana quem pensa que o corte chanel é destinado somente a quem tem cabelo liso, ele também fica incrível em cabelos ondulados!
16. O corte chanel com ponta, também chamado de bob invertido, traz um visual jovial e um volume localizado na parte posterior do cabelo.
17. As luzes destacam ainda mais as ondas do cabelo neste corte chanel prático e elegante.
18. Mesmo os cabelos com corte chanel reto ganham um toque a mais com camadas finas repicadas.
19. Corte chanel com franja: um clássico atemporal e queridinho daquelas que buscam um estilo minimalista.
20. Ele também pode ser finalizado de um jeito mais bagunçadinho para um visual descontraído para o dia-a-dia.
21. Para um aspecto mais bagunçadinho, descontraído e que ressalte as ondas no corte chanel, amasse as pontas do cabelo com as mãos.
22. Confira um corte chanel curto, na altura do queixo: mas dessa vez, sem franja!
23. O corte chanel mais arredondado deixa o cabelo com mais volume e leveza.
24. Para quem tem cabelos ondulados, outra dica é o corte chanel com franja curta.
25. Na finalização, este corte chanel médio as pontas voltadas para a frente emolduram o rosto e valorizando os traços.
26. Leve, prático e com muito estilo, o chanel é um corte queridinho das fashionistas atualmente.
27. A sua praticidade também encanta quem tem uma vida corrida e não abre mão de ter muito estilo.
28. A franja acrescenta ainda mais leveza e movimento para este corte chanel e deixa o visual super charmoso.
29. E porque não colocar um toque a mais de estilo e jovialidade no seu corte chanel com uma coloração rosa?
30. Pelo seu visual clássico, o corte chanel tem sido muito adotado também pelas apaixonadas pelo visual dark academia.
31. Já neste corte chanel, o corte em camadas faz com que as pontas ganhem mais volumes e, junto com a franja curta, emoldurem perfeitamente o rosto.
32. As franjas longas transformam o visual do corte chanel, deixando-o com mais atitude, especialmente quando usadas de lado.
33. E quando o assunto é cabelo ondulado, as franjas também compõem muito bem o corte chanel, trazendo um movimento a mais para o visual.
34. Já pensou em experimentar um corte chanel com bico assimétrico? Uma ótima opção para quem está buscando um visual de atitude!
35. Em camadas, o corte chanel ganha mais volume, movimento e também charme.
36. Cabelo curtinho repicado e desfiado num corte chanel bem diferente e moderno para quem acompanha as tendências do momento.
37. Mas para quem prefere um pouco mais longo, que tal esse corte chanel com bico e franja lateral?
38. O repicado é imprescindível quando o assunto é conseguir um corte chanel com efeito shaggy, ou seja, bem bagunçadinho.
39. Morena iluminada com corte chanel longo e repicado, cheio de textura e movimento.
40. O corte chanel cacheado é moderno, prático e valoriza as curvas naturais do cabelo.
41. Um detalhe interessante na franja curta, que se curva e emoldura o rosto deste corte chanel muito bem alinhado.
42. Corte chanel com um repicado que dá mais movimento ao cabelo, além de ressaltar a sua iluminação natural.
43. Para quem tem um estilo ligado às tendências do mundo da moda, sabe que o corte chanel traz um visual leve e cheio de estilo.
44. Um truque para inovar no seu corte chanel curto no dia-a-dia? Aposte nos grampos e em tiaras e faixas de cabelo.
45. Corte chanel longo com franja lateral, perfeita para quem quer trazer mais leveza e descontração para o visual com cabelos ondulados.
46. O corte chanel curto é uma ótima opção não só para quem está buscando praticidade, mas também para quem quer um estilo cheio de atitude.
47. Quer uma finalização diferente para o seu chanel longo em camadas? Experimente virar as pontas para fora com a escova ou babyliss.
48. O sombré hair é uma das técnicas mais usadas para iluminar o corte chanel em cabelos lisos.
49. Para trazer mais estilo e volume para os seus cabelos, finalize-os com as mãos e uma pomada modeladora.
50. Corte chanel com bico todo rosinha para quem quer ousar em todos os momentos.