Elegante e misterioso, o preto é a cor das mulheres fortes e determinadas. Mas será que levar o tom para os cabelos é uma boa ideia? Ainda mais se a intenção for exibir um cabelo preto azulado?
A coloração ainda gera polêmicas e, de fato, exige sim alguns cuidados. Mas não se preocupe! O post de hoje está aqui para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o cabelo preto azulado. Bora conferir?
Cabelo preto azulado x preto natural
Para quem pensa que cabelo preto é tudo igual, saiba que não é! Existem diferenças entre os tons natural e o azulado.
A principal delas é o reflexo e o brilho. O cabelo preto azulado possui um reflexo mais brilhante do que o natural, especialmente quando exposto aos raios solares.
Outra diferença é na tonalidade em si, já que o cabelo preto natural é simplesmente preto, enquanto o azulado traz uma nuance levemente puxada para o azul. No entanto, o que imprime essa tonalidade nos fios é o fundo acinzentado da tinta.
O processo de desbotamento da tinta também varia entre as duas tonalidades. No tom preto natural a tinta vai desbotando e os fios ganham um fundo avermelhado. Já no tom preto azulado o processo de desbotamento gera fios com aparência acinzentada bem discreta.
Vale ressaltar ainda que o cabelo preto azulado conserva por mais tempo a cor, demorando para desbotar, ao contrário do preto natural.
Cabelo preto azulado, tons de pele e personalidade
Cabelo preto azulado combina com qualquer tom de pele? Sim, combina! Mulheres negras, brancas e morenas se dão muito bem com o tom.
No entanto, as peles morenas e negras tendem a se beneficiar mais do preto azulado, uma vez que o contraste entre os fios e a pele não são tão marcantes.
Já as mulheres brancas, especialmente as de pele fria (rosada) podem aparentar um pouco mais de idade ao apostar no cabelo preto azulado, uma vez que o tom “pesa” no visual.
Outro detalhe a ser considerado é a sua personalidade. O cabelo preto azulado reflete uma imagem misteriosa, séria, madura e elegante. Se você é do tipo extrovertida, por exemplo, esse tipo de coloração pode não ser a melhor opção.
Mas uma alternativa, nesses casos, é variar no corte de cabelo. Um corte repicado, curto e com franjas ajuda a eliminar essa impressão séria e por vezes até sisuda do cabelo preto.
O contrário também é verdadeiro. Um cabelo de corte reto e longo pode acentuar essa característica. Por isso, é importante analisar não apenas o seu tom de pele, mas a imagem que deseja transmitir com o cabelo preto azulado.
Vantagens do cabelo preto azulado
Não precisa descolorir
Uma das grandes vantagens do cabelo preto azulado é a facilidade para chegar ao tom, já que essa é a nuance mais escura de todas.
Por conta disso, para atingir esse tom nos cabelos basta aplicar a tinta. No entanto, caso o seu cabelo tenha mechas ou luzes de cores claras pode ser que seja necessário realizar um processo de descoloração e decapagem para remover os pigmentos da tintura anterior e uniformizar o tom em todo o cabelo.
Facilidade de manutenção e cuidados
O cabelo preto azulado também é fácil de manter e cuidar. Se a sua raiz é escura, o retoque pode ser feito a cada dois meses.
Os cuidados com esse tipo de fio são outro facilitador. Como a tintura não agride tanto a fibra capilar, já que não exige processos de descoloração, por exemplo, o cabelo fica naturalmente mais bonito, sedoso e hidratado, apesar de mesmo assim ser importante manter a saúde dos cabelos em dia.
Como deixar o cabelo preto azulado
O processo de tintura com a nuance preto azulado não é difícil e você pode fazer em casa mesmo.
No entanto, caso tenha feito algum tipo de química, incluindo alisamentos e progressivas, vale dar um pulo até o cabelereiro e verificar como está a saúde do seu cabelo.
Atualmente muitas marcas disponibilizam kits de tintura na cor preto azulado, por isso mesmo é fácil encontrar esse tom à venda até mesmo em supermercados.
E uma dica: hidrate e nutra os fios antes da coloração, pelo menos uma semana antes. Dessa forma, você garante que os fios estarão nutridos para receber a tintura, ficando ainda mais bonitos e brilhantes.
Confira a seguir um tutorial em vídeo explicando como tingir o cabelo de preto azulado com tintura tradicional, daquelas vendidas em farmácias e perfumaria:
Mas se você preferir pode apostar em um método mais “alternativo”, digamos assim. E o truque, nesse caso, é utilizar uma substância conhecida como azul de metileno. Não precisa de tinta, nem de tonalizante. Dá só uma olhada:
Outra técnica para deixar o cabelo preto azulado é usando violeta genciana. Existem diversos vídeos por aí ensinando esse método e nos aqui separamos um deles para você conferir:
Cuidados com o cabelo preto azulado
Os cuidados pós coloração com o cabelo preto azulado não são muito diferentes das demais nuances. Ou seja, vai exigir de você um cronograma capilar semanal de hidratação e nutrição e um cronograma de reconstrução a cada 15 dias
Também é importante utilizar produtos próprios para cabelos coloridos, incluindo shampoo e condicionadores.
Se você é adepta de chapinhas e secadores, então vai precisar também de um bom protetor térmico, de modo que as altas temperaturas desses aparelhos não danifiquem as fibras capilares.
Evite banhos com água muito quente. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria.
Quando for se expor ao sol utilize um finalizador com filtro solar, assim você protege os fios da radiação ultravioleta.
Lembre-se de fazer o retoque de raiz sempre que for necessário e aproveite esse momento também para ajustar o corte, mantendo a cabeleira sempre em dia.
Que tal agora se inspirar em 50 looks com cabelo preto azulado? Você vai querer mudar o visual hoje mesmo!