Elegância e um certo toque de ousadia. Essa é a promessa do cabelo platinado, um estilo que tem feito, literalmente, a cabeça da mulherada ultimamente.
E se você está pensando em aderir ao look loiro ultra claro precisa, em primeiro lugar, conhecer a fundo tudo o que envolve essa mudança de visual, desde as técnicas utilizadas até os cuidados pós coloração.
Mas não se preocupe porque todas essas informações estão aqui. Vem ver com a gente.
O que você precisa saber antes de platinar os fios
Cuidados frequentes com os fios
Se você não curte muito seguir um cronograma capilar para cuidar dos fios, então já fique sabendo que o cabelo platinado vai exigir isso o tempo todo.
É praticamente impossível manter os fios platinados bonitos e saudáveis sem cuidados específicos, como reconstrução, hidratação e nutrição.
Inclusive, esses cuidados começam antes mesmo de platinar o cabelo, uma vez que eles precisam estar saudáveis e nutridos para passar por todo o processo de descoloração.
Orçamento disponível
É importante dizer também que o cabelo platinado vai te dar gastos financeiros. Primeiro porque esse tipo de procedimento deve ser realizado por um profissional. Não arrisque fazer o cabelo platinado em casa, o resultado pode ser desastroso.
Outro ponto é que a manutenção desse tipo de cabelo precisa ser frequente, alguns profissionais recomendam retoques semanais, dependendo do tipo de loiro platinado e da técnica utilizada.
Portanto, antes de entrar nessa onda, tenha certeza que o seu orçamento dá conta do recado.
Tempo livre
Não é só de dinheiro que você vai precisar para manter o cabelo platinado. É importante que você tenha também tempo livre para cuidar dos fios. Isso inclui idas frequentes ao salão, aplicação de máscaras em casa e lavagem adequada dos fios.
Preparação dos cabelos
Tudo certo para fazer o cabelo platinado? Então já comece a se preparar, antes mesmo de ir ao salão.
Ou seja, é necessário realizar reconstruções e hidratações nos fios para que eles aguentem passar pelo processo agressivo da descoloração.
Tenha certeza que o seu cabelo está hidratado e nutrido o suficiente antes de se aventurar no loiro claríssimo.
Na dúvida, não se preocupe, o profissional saberá te orientar corretamente. Inclusive, pode ser que você faça esse processo no salão mesmo, antes de platinar os fios.
Tom natural do cabelo x loiro platinado
Quanto mais escuro for o seu cabelo, mais difícil será chegar ao tom platinado. Muito provavelmente nesses casos, o cabelereiro irá sugerir uma descoloração gradual, em até três ou quatro etapas.
Já se o seu cabelo for naturalmente claro, então esse processo é mais simples e rápido. A opção para esses casos é passar direto para a tinta clareadora, sem a necessidade de descoloração.
Decapagem
Seus fios já são coloridos? Então será necessário passar por um processo chamado decapagem.
A decapagem é uma técnica utilizada para remover a pigmentação de tinturas anteriores, sejam o tom que for.
Essa etapa é importante para garantir a base adequada do cabelo platinado.
Tipos de loiro platinado
Existem diversos tipos de loiro platinado. Ou você achou que era tudo igual? O loiro platinado mais comum é aquele com efeito dourado, com tom levemente quente, perfeito para quem deseja um visual clássico e elegante.
Outro tom de loiro platinado que tem feito sucesso é acinzentado ou prateado. Essa tonalidade confere um visual moderno e cheio de personalidade e ousadia.
Mas se você gosta dos dois tipos, então a dica é optar pelo loiro platinado neutro. Esse tom traz uma mistura harmônica entre o acinzentado (frio) e o dourado (quente).
O interessante desse tipo de loiro platinado é que ele favorece todo tipo de tom de pele, podendo ser usado pelas mulheres de pele branca até as mulheres de pele negra.
Técnicas de coloração loiro platinado
Além das diferentes tonalidades de loiro platinado, você ainda pode escolher a técnica de coloração que mais te agrada.
A mais popular é o cabelo platinado total, ou seja, a descoloração é completa e envolve todos os fios de modo uniforme.
Já para quem deseja apostar no cabelo platinado, mas não quer fazer manutenções frequentes, a dica é investir no cabelo platinado com raiz esfumada. Nessa técnica, a cor natural da raiz é conservada e o loiro platinado é aplicado alguns dedos abaixo em degradê, de modo que a transição entre a cor natural dos fios e o platinado aconteça de forma harmônica e equilibrada.
O cabelo platinado ainda pode ser no estilo ombrè, luzes e até mesmo com mechas californianas.
A técnica utilizada vai depender do visual que você deseja adotar e do tipo de manutenção que espera fazer, lembrando que quanto mais descolorido os fios, mais cuidados serão necessários.
Como deixar o cabelo platinado
O primeiro passo para deixar o cabelo platinado é buscar referências. Sim, isso é fundamental para que você conquiste o visual que sempre sonhou.
Com essas referências em mãos, vá até um bom profissional de coloração e converse com ele sobre o que deseja fazer.
Esse profissional irá avaliar a saúde dos seus fios, além de verificar a necessidade de descoloração ou decapagem.
Pode ser que antes de fazer o cabelo platinado seja necessário hidratar e reconstruir os fios, como já mencionamos anteriormente.
Com os cabelos bem cuidados, chegou a hora de finalmente começar o processo de transformação.
O profissional irá aplicar a mistura para descolorir os fios e, na sequência, será utilizado um tonalizante para atingir o tom desejado.
Após essa etapa o cabelo já estará lindo e loiro, pronto para receber os cuidados pós coloração.
Cuidados com o cabelo platinado
Cabeleira platinada, agora é só arrasar por onde for, não é mesmo? Sim! Mas para que esse visual dure por mais tempo e você não perca a saúde dos fios é fundamental manter uma rotina de cuidados com o cabelo platinado.
Conhecido como cronograma capilar, essa rotina deve incluir hidratações, nutrições e reconstruções periódicas, dependendo daquilo que o seu cabelo estiver precisando mais.
No entanto, vale mencionar que os cabelos platinados costumam ter uma necessidade maior de reconstrução, já que os fios perderam massa durante o processo de descoloração.
A reconstrução deve ser feita com máscaras onde o principal ingrediente ativo seja a queratina, uma proteína fundamental para a saúde dos fios.
Além dos cuidados para manter os fios sedosos, nutridos e hidratados, você também deve usar produtos específicos para cabelos platinados no dia a dia.
Já até sabe né? O famoso shampoo roxo, ele mesmo. O shampoo roxo ou, matizador, como também é conhecido, possui pigmentação violeta capaz de evitar as temíveis manchas amareladas e alaranjadas nos fios loiros. Após a aplicação do shampoo e recomendado também usar o condicionador.
Só não exagere com o produto. Os matizadores devem ser usados uma vez por semana no máximo, do contrário você pode acabar manchando seu cabelo de lilás.
Esses são os cuidados que você deve ter em casa diária e semanalmente. No salão, os cuidados são outros.
Por lá, serão feitos retoques, banhos de brilho e cargas de queratina para o caso do cabelo estar muito fragilizado.
Ah, e mais uma dica fundamental: jamais lave o cabelo platinado em água quente. O correto são banhos mornos ou frios, ok?
E por falar em calor, cuidado com chapinhas e secadores de cabelo. Quando for usar, lembre-se de aplicar um protetor térmico nos fios e mantenha o jato de ar a uma distância mínima de 20 centímetros.
Confira a seguir 50 inspirações de cabelos platinados de cair o queixo: