Um pouco de castanho aqui, um tico de loiro ali e uma dose de ruivo acolá. É assim que podemos descrever a cor do cabelo marsala: um mix de tonalidades diferentes que, quando somados, formam uma cor linda, exuberante e ousada na medida certa.
E se você está pensando em se jogar nos cabelos marsala, então fique nesse post com a gente porque temos muito o que conversar.
Cabelo marsala: afinal que cor é essa?
A cor marsala não é exclusividade dos cabelos. O tom surgiu bem antes em roupas, sapatos e acessórios de moda. Mas não demorou muito para fazer a cabeça (literalmente) da mulherada por aí.
O cabelo marsala pode ser descrito com um cabelo de cor ruivo escuro avermelhado, ou seja, ele integra os tons da paleta dos ruivos, sim senhora!
Acontece que, ao contrário dos ruivos mais abertos e claros, o marsala possui um tom fechado puxando para o roxo ou vinho, como alguns preferem chamar.
É isso é muito bem por um motivo: na maioria das vezes não é necessário descolorir o cabelo para aplicar a tintura marsala, já que o tom de fundo é marrom.
As mulheres com cabelos castanhos (claro, médio e escuro) e pretos conseguem chegar facilmente ao tom marsala.
Isso significa também que os cabelos sofrem menos agressões e desgastes. Ou seja, maravilha!
Tons de pele x cabelo marsala
O tom marsala é bem democrático e combina com todo tipo de pele, indo desde as mais branquinhas, passando pelas orientais até chegar nas peles mais morenas e negras.
A maior diferença está na tonalidade de marsala usada para cada tom de pele, confira a seguir:
Cabelo marsala e a pele morena e negra
As mulheres de pele morena e negra ficam lindas com cabelo marsala. O tom se ajusta perfeitamente a esse tipo de tom de pele.
As morenas e negras de cabelo e olhos castanhos ou pretos podem optar tanto pelos tons de marsala mais rosados, quanto aqueles de fundo arroxeado.
Já quem combina pele morena ou negra com olhos claros, como verde e azul, devem optar por tons de marsala avermelhados.
Inclusive, a cor marsala é perfeita para as donas de cabelos cacheados, uma vez que a tintura não é tão agressiva quanto as outras colorações.
Cabelo marsala e a pele branca
As mulheres de pele branca e cabelos castanhos (claro, médio e escuro) e olhos castanhos podem optar pelos tons mais fechados e frios de marsala, como aqueles puxados para o roxo e o vinho.
Como pintar o cabelo de marsala
O mais recomendado (sempre) é procurar por um profissional cabelereiro especializado em coloração. Assim você vai ter certeza absoluta de que a tonalidade escolhida é a ideal para você.
Mas também é possível pintar as madeixas de marsala em casa, a partir de colorações vendidas prontas e facilmente encontradas em farmácias, supermercados e perfumarias. Apenas verifique o tom antes de levar a tintura para casa, já que a coloração pode variar dependendo da marca.
Outra coisa importante: a cor marsala pode ser obtida tanto com tinturas permanentes (aquelas com amônia), quanto com tonalizantes (livres de amônia e com fórmula mais suave).
Ambas colorem o cabelo, mas a tintura permanente oferece um resultado mais duradouro e eficiente. Contudo, se a sua intenção é proteger os fios e trazer apenas uma nuance discreta de marsala, então o tonalizante é uma ótima opção.
Cuidados antes e depois da aplicação da cor marsala
Mesmo sendo uma coloração menos agressiva, a cor marsala exige cuidados antes e depois da aplicação. Veja quais são eles:
- Se você realizou algum procedimento de alisamento ou outro tipo de química recentemente é importante atestar a saúde dos seus fios. Nesse caso, um profissional é o mais recomendado.
- Faça uma boa hidratação nos fios antes de realizar a pintura, assim você consegue manter o cabelo saudável.
- A hidratação é ainda mais importante depois da coloração. Por isso, não descuide das madeixas. Faça uma hidratação com a máscara da sua preferência ao menos uma vez por semana.
- Use produtos adequados para cabelos tingidos. Existem hoje em dia, inclusive, produtos específicos para cabelos nessa tonalidade que prometem manter o efeito da cor e o brilho por mais tempo.
- Cuidado com o uso de secadores, chapinhas e babyliss. Eles ressacam os fios e, especialmente no caso de cabelos avermelhados, tendem a deixar aquele aspecto amarelado ou alaranjado. Por precaução tenha sempre com você um bom protetor térmico.
- E falando em proteção térmica, o uso de produtos com filtro solar também são muito recomendados para os cabelos marsala. Aplique nos fios sempre que for se expor ao sol.
- Nada de banho quente, quase fervendo. Não tem cabelo que resista a altas temperaturas. O ideal é sempre banho morno (faz bem pra pele também) e se possível no último enxague use água fria.
Confira a seguir 50 inspirações lindas de cabelo marsala e já comece a sonhar com o seu: