A franja traz ousadia, estilo, modernidade e uma graciosidade única ao visual. Mas será que dá para combinar cabelo curto com franja?
Não só dá, como essa é uma das maiores tendências do mundo capilar. Diversas celebridades estão apostando no look.
E se você quer entrar nessa onda também se prepare para conferir todas as dicas e inspirações que trouxemos nesse post.
Pronta para arrasar de franjinha?
Porque apostar no cabelo curto com franja? Veja as vantagens desse corte
Mudança rápida, fácil e econômica no visual
A franja é o jeito mais prático e rápido do mundo de mudar o visual gastando pouco. Por isso é uma boa pedida quando o orçamento está curto e você já está cansada do mesmo look de sempre.
E não estamos falando de qualquer mudança, mas de uma mudança impactante, já que a franja acaba se tornando o elemento de maior destaque no rosto.
A franja também agrega muito estilo e personalidade ao visual, garantindo modernidade, mas com aquele toque jovial e de menina moleca.
Valorizam o rosto
As franjas podem ser comparadas a molduras no rosto, valorizando a expressão.
Escondem detalhes indesejáveis
Espinhas, manchinhas e cicatrizes ficam perfeitamente bem escondidas atrás da franja. Portanto, se você tem alguma coisa do tipo na testa ou na lateral do rosto e deseja esconder, invista na franja.
Trazem movimento
Alguém aí pedindo movimento para as madeixas? Então esse é mais um ponto positivo para a franja. Os fios na altura dos olhos trazem uma graça e beleza única, mesmo quando o restante do cabelo está amarrado.
Quem pode usar franja?
Você muito provavelmente já deve ter se perguntado se a franja combina com o seu tipo de cabelo, não é mesmo? Existe uma crença entre as mulheres de que franja só pode ser usada em cabelos lisos, por causa da rebeldia natural desse tipo de corte.
Acontece que isso não é verdade. As donas de fios ondulados, cacheados e crespos também podem fazer bom uso da franja. Tanto faz também se os fios são grossos ou finos.
O grande truque é saber como lidar com a franja dependendo do seu tipo de cabelo. Ou seja, como você vai penteá-la (ou não), hidratar e lavar.
Mas para isso, nos também trouxemos dicas. Dá só uma olhada:
Dicas para cuidar da franja
Dependendo da oleosidade da sua pele será necessário lavar a franja mais vezes do que o cabelo todo. Isso porque essa oleosidade em contato com os fios pode deixar a franja com aspecto seboso e mal cuidado. Para lavar apenas a franja basta prender o restante do cabelo e molhar apenas os fios do rosto (pode ser na pia do banheiro mesmo). Passe shampoo e uma quantidade pequena de condicionador, enxague, seque e finalize como preferir.
A franja também precisa de hidratação, especialmente se o seu cabelo tiver tendência ao ressecamento. Cuide dela do mesmo jeitinho que você cuida do restante dos fios.
Para manter o frizz da franja sobre controle use um finalizador especifico para o seu tipo de cabelo. A finalização com secador também ajuda bastante. Mas tenha o cuidado de direcionar o jato de ar de cima para baixo, assim você não “arrepia” a franja.
E naqueles dias que a sua franja acordar com vida própria e você não conseguir dar um jeito nela, não se preocupe. Prenda-a para trás com um grampinho e pronto.
A manutenção do corte da franja deve ser feito a cada 20 ou 30 dias para as franjas curtas ou com altura rente as sobrancelhas. Já as franjas médias e longas que acompanham o restante dos fios podem receber manutenção a cada dois ou três meses.
Tipos de franjas e cortes
Os cabelos curtos tem muito a oferecer, ainda mais quando combinado as franjas. Isso porque existem vários tipos de corte que prometem harmonizar essa dupla e deixar você pra lá de estilosa. Confira os cortes de cabelo curto com franja mais populares do momento:
Cabelo curto com franja lateral
Se você deseja investir na franja lateral, então o seu corte é o Long Bob com franja. Aqui, a franja se confunde ao restante dos fios criando uma moldura elegante e moderna para o rosto. Uma vantagem desse corte é que ele pode ser adaptado a todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos.
Cabelo curto com franja longa
O corte Pixie Alongado é a melhor opção para quem deseja aderir ao visual com franja, mas sem ousar demais, uma vez que esse corte acompanha o comprimento natural dos fios.
Cabelo curto cacheado com franja
As donas de cabelos cacheados podem apostar no corte Shag Hair. Nesse tipo de corte, os fios ganham camadas desconexas e repicadas para valorizar a textura e o formato dos cachos. A franja acompanha, mas em uma camada menor caindo suavemente sobre o rosto.
O corte Channel curto com franja e o Blunt Cut é outra opção que se encaixa muito bem nos fios cacheados.
Cabelo curto crespo com franja
Os cabelos crespos também tem vez com a franja e um dos cortes que mais valorizam esse tipo de fio é o arredondado.
Nesse tipo de corte, a franja acompanha o comprimento dos fios, valorizando a textura natural desse tipo de cabelo.
Cabelo curto liso com franja
O corte French Bob é uma ótima pedida para as meninas de cabelo curto e liso. Nesse corte, os fios ficam na altura do queixo e a franja em comprimento médio é cortada na altura das sobrancelhas e levemente repicada nas pontas. Um corte elegante, mas sem perder estilo.
O Bowl Cut é outra opção para as moças de cabelo liso ou ondulado curto apostarem na franja. Nesse corte, os fios perto da nuca ficam bem curtinhos e a franja de comprimento médio contorna a cabeça criando um efeito degrade muito bonito. O resultado é moderno e ousado.
Quer ficar ainda mais inspirada para adotar o cabelo curto com franja? Então bora conferir as 50 ideias que selecionamos a seguir.