O cabelo colorido é um visual perfeito para colocar no mundo não só a sua criatividade, mas também a ousadia.
Não se trata exatamente de uma novidade, uma vez que o ato de pintar o cabelo com as cores do arco-íris e suas variações já foi moda décadas atrás. Foi isso o que aconteceu nos anos 1980, 2000 e, mais recentemente, em 2014. Desde então, as cores fantasia (que garantem um visual vibrante) se tornaram extremamente famosas, tanto que não deixaram mais as prateleiras e os salões.
Em 2020, especialmente por conta do isolamento social, mais gente reuniu coragem para se aventurar nos cabelos coloridos – e se apaixonou pelo visual!
Está pensando em adicionar mais cor aos seus fios? Então confira as tendências e dicas que separamos neste post!
4 ideias para colocar mudar o visual e aplicar mais cor nos seus fios!
Como já mencionamos, o cabelo colorido é uma tendência que vem, vai e, em algum momento, volta. Nos últimos anos, ela nunca realmente foi embora – muitas pessoas aderiram ao cabelo colorido anos atrás e nunca deixaram de usar esse visual. No entanto, é possível observar que a forma de colorir os cabelos mudou um pouco nos últimos anos.
Você sabe quais são os tipos de cabelos coloridos mais populares atualmente? Te contamos logo abaixo:
1. Mechas frontais colorida
Não dá para descrever a mutante Vampira, membro dos X-Men, sem falar das suas icônicas mechas frontais brancas. Seu estilo com certeza está com tudo no momento! Apesar de ser uma parte muito pequena de colorido no cabelo, já faz a diferença no visual
2. Mechas inferiores e laterais coloridas
Mas para quem quer colorir um pouco mais o cabelo, tem que ficar de olho nesta tendência. A ideia é simples: dividir o cabelo na horizontal pouco acima das orelhas e colorir a parte de baixo.
O estilo é muito semelhante a outro personagem da cultura pop: a Narcisa, mãe do Draco Malfoy da série Harry Potter. No caso dela, as mechas são brancas, mas atualmente: quanto mais colorido, melhor!
3. Colorido no comprimento do cabelo
Outra ideia para quer colorir o cabelo mas ainda manter (e valorizar) a cor natural dos fios é aplicar tinta somente em parte do comprimento. Neste caso, você pode escolher fazer algumas mechas espalhadas pelo cabelo, como se fosse fazer luzes. Ou colorir só as pontinhas.
Ou, se você for um pouco mais ousada, demarcar uma parte do comprimento e colocá-la por completo.
4. Cabelo todo colorido
Mas se você quiser fazer uma transformação radical no seu visual e se livrar da sua cor natural (ao menos por um tempo), experimente colorir o seu cabelo todo!
Neste sentido, o seu cabelo vira uma tela em branco na qual você pode experimentar da maneira que quiser. Uma cor sólida? Ou quer fazer um degradê? E que tal incluir todas as cores do arco-íris? Você decide!
O que usar: tonalizante ou tintura?
Uma das principais dúvidas que surgem quando se trata de colorir o cabelo é: qual produto usar? Basicamente, existem duas opções: o tonalizante e a tintura, cada uma com as suas características, vantagens e desvantagens.
O tonalizante é conhecido como um tipo de coloração menos agressiva para os fios. A razão está na sua composição: sem amônia e com baixa concentração de água oxigenada.
Por isso, o produto não penetra na parte mais profunda da fibra capilar, o que faz com que a cor fique mais suave no cabelo. No entanto, faz também com que a sua ação seja temporária. Ao longo das lavagens, a cor do produto vai se enfraquecendo. Ou seja, retoques frequentes são fundamentais para manter o visual por mais tempo.
Já a tintura, por ter uma alta concentração de água oxigenada e a presença de amônia, pode penetrar mais profundamente no fio e mudar totalmente a sua cor. Por isso, trata-se de uma coloração permanente, que só sai com a ação do crescimento do fio. Como consequência, não há necessidade de retoques frequentes nem completos para manter o visual. No entanto, por agir profundamente na estrutura do fio, a tintura deixa o cabelo danificado – então é preciso de um cuidado mais intensivo para que ele recupere a sua força.
Então, qual escolher? Tudo depende de vários fatores, entre eles: a cor do seu cabelo, o estado atual dele, a cor que você quer alcançar e a área que você quer colorir. Por isso, converse com o seu cabeleireiro para que ele indique a melhor forma de colorir os seus fios.
Cuidados pré e pós coloração
Como você já pode perceber, existem diversos fatores que influenciam diretamente no resultado final da sua mudança de visual. Isso acontece especialmente quando o seu cabelo está danificado. Seja mais ou menos agressiva a coloração pode deixar seus fios ainda mais frágeis e deixá-los manchados, ressecados e até mesmo quebrados.
Ou seja, nada de tintura antes de recuperar a saúde do seu cabelo! E a melhor forma de fazer isso é começar a tratar o seu cabelo com um cronograma capilar.
Muito popular entre as cacheadas, o cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados capilares recomendados para todos os tipos de cabelo. Basicamente, esta rotina intercala a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, que requerem produtos específicos.
Dependendo do estado atual do seu cabelo, os cuidados são mais frequentes. Mas, em média, é importante que você comece os cuidados quatro semanas antes de colorir.
Estes produtos irão fortalecer os seus fios, tornando-os não só mais saudáveis, mas também mais brilhosos e bonitos, prontos para você arrasar na sua nova cor!
50 inspirações de cor e estilo em cabelos coloridos para arrasar
01. Um visual com o lilás como base e mechas fininhas em tons neon de verde, laranja, rosa e azul para uma transformação completa no visual.
02. Mesmo com os fios mais curtinhos dá para apostar num arco-íris de cor bem vibrante no visual, como você pode ver neste pixie com franja lateral.
03. E que tal fazer um gradiente de cores ao longo do comprimento do cabelo?
04. Aposte na transição de cores entre mechas para deixar o seu cabelo colorido ainda mais divertido e cheio de personalidade.
05. A coloração também pode valorizar as curvas dos cabelos cacheados, trazendo mais profundidade para o visual.
06. Confira essa ideia de cabelo platinado com algumas mechas de cabelo colorido escondido.
07. Os tons pastéis fazem uma combinação perfeita com o platinado.
08. E não precisa pintar o cabelo todo: dá uma olhada neste degradê de tons pastéis sobre o loiro escuro.
09. E não precisa pintar o cabelo todo: dá uma olhada neste degradê de tons pastéis sobre o loiro escuro.
10. Sobre o fundo rosa, algumas listras horizontais amarelo, verde e azul neon.
11. Degradê de cores também para quem prefere manter os fios mais curtos.
12. A divisão certeira nas mechas para a aplicação de cada cor faz o resultado final incrível.
13. Um arco-íris nas mechas inferiores do cabelo, que fica totalmente à mostra só com um penteado meio preso.
14. Já neste visual a raiz rosa chiclete vai se suavizando e ganhando cores mais pastéis.
15. As cores vibrantes tomam conta de todo o comprimento do fio, até mesmo da franja, conferindo um visual jovial e super divertido.
16. Um toque a mais de cor no cabelo colorido com uma presilha bem colorida.
17. Neste caso, vemos mais um cabelo colorido liso com predominância de rosa chiclete na raiz e comprimento suavizado com outros tons pastéis.
18. Mas se engana quem pensa que os cachos também não ficam lindíssimos cheios de cor.
19. A divisão horizontal das cores pelo cabelo traz um efeito super ousado e divertido para o visual.
20. Com cores ligeiramente mais suaves nas pontas (bem como o uso de algumas mechas platinadas) o visual todo fica mais leve.
21. Unindo dois estilos num só, temos a predominância do azul turquesa, com as mechas inferiores ganhando outras cores vibrantes.
22. Já neste aqui, o roxo intenso é interrompido por um efeito holográfico em parte das laterais, com um arco-íris super fluido.
23. E por falar em efeito holográfico, confira esta ideia com raiz rosa e comprimento platinado, com um arco-íris escondido entre as mechas.
24. Escolha a paleta que mais gosta para tingir o seu cabelo colorido, como este aqui todo em cores neon frias.
25. No mesmo sentido, um cabelo colorido com arco-íris super sutil que vai se transformando em um lilás profundo ao longo do comprimento.
26. Outra ideia é dividir o cabelo ao meio e inverter o esquema de cores do seu degradê, saindo totalmente da zona de conforto!
27. Traga mais profundidade e iluminação para o seu cabelo colorido azul turquesa com algumas mechas lilás.
28. Prefere uma paleta de cores mais quentes? Então confira uma ideia de cabelo colorido em vermelho e laranja (com alguns toques de roxo).
29. Cachos totalmente coloridos numa divisão que separa as cores quentes das frias.
30. Olha este impressionante efeito holográfico feito ao longo do comprimento, com cores formando verdadeiras ondas!
31. Tons quentes ou frios? Por que não juntar (mas nem tanto) os dois?!
32. Aposte também numa paleta só sua, com os tons que mais combinam com você para fazer um cabelo colorido único!
33. Super fofo e divertido, o cabelo colorido é uma ótima forma de expressar a sua criatividade.
34. Este cabelo colorido azul e rosa ficam ainda mais incrível com um penteado bem divertido, como este que usa as próprias mechas para fazer laços no topo da cabeça.
35. Meio preso e com as mechas se entrelaçando, este é outro penteado que ressalta e valoriza os tons usados no cabelo.
36. E para deixar o visual ainda mais divertido e jovial, aposte na tendência do coque duplo.
37. Para arrasar no visual com o seu cabelo colorido, aposte numa make com cores vibrantes.
38. O visual fica ainda mais vibrante com looks bem coloridos!
39. Utilize fios de cores diferentes para deixar as suas box braids ainda mais modernas e descoladas – e o melhor é que você nem precisa colorir os seus fios naturais neste processo.
40. Mais uma ideia de cabelo colorido dividido ao meio usando cores frias de um lado e cores quentes de outro.
41. Apesar da raiz roxa e as pontas rosinhas, é o azul que ganha protagonismo neste visual cheio de cor.
42. Aqui o azul também ganha destaque numa transição que passa pelo amarelo e verde até chegar ao roxo e rosa das pontas.
43. Já neste cabelo colorido as outras cores aparecem de forma muito sutil em meio ao rosa de fundo.
44. Por outro lado, nesta pintura a ideia é incorporar uma cor de cada vez desde a nuca até a parte da frente do cabelo – e o movimento dos fios vai revelando as cores escondidas.
45. Gosta de cortes curtíssimos? Então dá uma olhada neste aqui que divide os fios em triângulos coloridos.
46. Neste visual colorido, a raiz é mantida natural, enquanto o comprimento é tingido de rosa e as pontas de azul.
47. Rosa e azul também dominam este visual com cabelo chanel super prático e leve.
48. O colorido aparece somente nas mechas de cima deste corte pixie moderno.
49. Um colorido unicórnio, com o cabelo platinado e só as pontas coloridas.
50. O coque médio revela as outras cores escondidas neste visual cheio de personalidade e charme.