O azul pode até ser a cor da tranquilidade, do sossego e da calmaria. Mas quando o assunto é cabelo, o azul vira uma cor ousada, despojada e cheia de estilo.
Tá pensando em embarcar nessa onda do cabelo azul também? Então vem ver esse post recheado de dicas e inspirações para você ter um cabelo azul nada básico.
Cabelo azul: quem pode?
Todas e todos! O cabelo azul é democrático e vai bem tanto em homens, quanto em mulheres. A tonalidade da pele também não é problema para o cabelo azul.
Loiras, negras e morenas podem tirar proveito da cor, independente da tonalidade escolhida. Sendo que os tons mais fechados e escuros ficam escandalosamente lindos em peles mais morenas, enquanto os tons pastéis se destacam nas peles claras.
Para quem deseja um visual mais marcante e cheio de atitude, os cortes curtos são os mais indicados. Já os cabelos longos trazem uma atmosfera mais romântica e delicada aos cabelos azuis, especialmente nos tons mais claros, enquanto os tons mais escuros refletem um certo ar de sensualidade.
Como pintar o cabelo de azul: dicas e cuidados
A coloração azul é chamada de tom fantasia porque é uma cor que não é natural, como o castanho, o loiro ou o ruivo.
E justamente por isso precisa de cuidados extras tanto na hora de colorir, quanto depois. Confira as dicas:
Cuidados pré-coloração
Escolha do tom
O cabelo azul exige muita dedicação e é importante que você saiba disso antes de se aventurar pela cor.
E o primeiro aspecto que você precisa levar em consideração é o seu tom natural de cabelo versus o tom de azul que deseja usar.
De modo geral, funciona assim: quanto mais claro o tom de azul mais o cabelo deverá ser descolorido. Para quem tem fios claros, perto do loiro ou loiro, o processo de descoloração não precisa ser tão intenso e as madeixas sofrem menos.
Por outro lado, quanto mais escuro for o cabelo natural mais ele precisará ser descolorido para atingir o tom de azul desejado, especialmente aqueles bem claros.
E todo mundo sabe que descoloração exige cuidados e reparação, ou seja, você vai precisar se dedicar por mais tempo a hidratação e nutrição dos fios, assim como terá que agendar visitas regulares ao salão de beleza.
Isso tudo inevitavelmente vai te custar tempo e dinheiro. Por isso, é bom avaliar a sua disposição em cuidar dos fios depois de tingidos.
Confira os tons de cabelo azul mais populares no momento:
Azul pastel
O cabelo azul pastel é aquele bem clarinho, podendo chegar bem perto do branco. Ele é delicado e romântico, mas ainda assim passa uma imagem forte e de atitude.
Contudo, lembre-se que para atingir esse efeito a descoloração precisa ser intensa e os danos aos fios devem ser tratados para manter a cor bonita.
Azul turquesa
O cabelo azul turquesa está fazendo a cabeça das celebridades. Muitas famosas já aderiram ao tom, como a diva Lady Gaga.
O tom reflete muita personalidade e é ousado. Mas também pode agredir bastante os fios.
Azul escuro
O cabelo azul escuro traz um quê de glamour e sofisticação ao visual, sem perder a característica ousada e despojada que lhe é natural.
O lado bom do cabelo azul escuro é que, dependendo do tom do seu cabelo, ele praticamente não exige descoloração, reduzindo os danos aos fios.
Azul metalizado ou platinado
O cabelo azul metalizado ou platinado é outro tom que tem feito sucesso ultimamente. Assim como o azul escuro, ele é elegante e sofisticado.
Azul e outras cores
E se para você pintar o cabelo de azul ainda não é suficiente, então você pode optar por mesclar o tom com outras cores, como o rosa, o lilás, o verde e o acinzentado.
Formas de pintar o cabelo de azul
Só nas pontas
Pintar o cabelo de azul pode ser algo ousado demais para algumas pessoas. Se esse for o seu caso, uma boa alternativa é colorir apenas as pontas do cabelo com o tom de azul da sua preferência.
Para um visual mais discreto, opte por um tom mais fechado e escuro de azul. Mas se você deseja chamar um pouquinho mais de atenção, considere colorir as pontinhas com um tom de azul pastel, por exemplo.
Na nuca
Outra opção para quem tem medo de ousar demais é pintar apenas a parte de trás do cabelo de azul, na região próxima da nuca.
Quando os fios estão soltos, a coloração não aparece, mas ao prender o cabelo os fios azuis ficam em destaque, oferecendo um visual moderno e descolado.
No cabelo todo
Se você não tem problemas em ousar no visual, então não perca tempo e pinte todo o cabelo de azul, da raiz as pontas.
Escolha a tonalidade que mais lhe agrada e mãos a obra, ou melhor, mãos na tinta!
Degradê
O cabelo azul degradê é uma opção para colorir o cabelo todo, mas sem pesar demais no look. Isso porque esse tipo de coloração geralmente começa com uma tonalidade mais clara na raiz até chegar a um tom mais escuro nas pontas.
O impacto visual da cor é menor, mas a atitude e o estilo continuam lá em cima.
Com spray
Sabia que você pode optar em pintar o cabelo de azul usando spray? Isso mesmo.
O spray é uma ótima maneira de testar se a cor vai te agradar ou ainda poder simplesmente desfrutar de cabelos azuis sem precisar passar por processos químicos.
Na próxima lavagem seu cabelo volta ao normal.
Conte com ajuda profissional
Você até pode tentar descolorir e pintar o cabelo em casa, mas como se trata de uma cor fantasia que requer procedimentos agressivos aos fios, o ideal é procurar um colorista ou cabelereiro que possa te orientar em todo o passo a passo.
Em geral, esse tipo de coloração envolve tratamento antes e durante a aplicação da tinta para que os fios não sofram demais.
Isso sem contar que o profissional tem condições de avaliar a saúde do seu cabelo e recomendar a melhor tintura ou procedimento.
Não arrisque, afinal, a intenção é ficar com um cabelo lindo de arrasar, não é mesmo.
Cuidados pós coloração
Depois de conquistar aquele cabelão azul dos sonhos você deve se atentar para os cuidados pós coloração para que esse efeito dure por mais tempo e os seus fios seja devidamente tratados e hidratados. Confira as dicas:
Cronograma capilar
Já ouviu falar em cronograma capilar? Ele serve para te ajudar a criar uma rotina de cuidados com os cabelos que inclui nutrição, reconstrução e hidratação.
Para cada um desses procedimentos é importante contar com os produtos adequados, como aqueles a base de queratina que ajudam a repor a massa capilar e fortalece os fios tingidos.
Retoques
Além de nutrir e hidratar os fios, você também vai precisar dar retoques na tintura de tempo em tempo para garantir o tom de azul. Caso contrário, seu cabelo vai ficar com aquela aparência desbotada que ninguém gosta.
Para isso, novamente, é importante contar com a ajuda de um profissional.
Água fria
Cabelos tingidos, seja da cor que for, devem ser lavados com água morna ou fria, ok?.
Tonalizantes
Entre um retoque e outro você pode optar por usar produtos tonalizantes que ajudam a manter o tom de azul vivo e bonito por mais tempo.
Existem diversos tipos de tonalizantes hoje em dia no mercado. Escolha aquele que mais se adapta ao seu tom de azul.
Proteja os fios
Compre um bom protetor térmico e lembre-se de usá-lo antes de secar e alisar o cabelo. Tenha também um produto com filtro solar específicos para cabelo.
Confira agora 60 ideias de cabelo azul que vão fazer a sua cabeça, literalmente!