As box braids são o visual perfeito para quem quer mudar o visual. Super modernas, elas estão com tudo atualmente, em homens e mulheres, com fios curtos ou longos. Além disso, são carregadas de significado na cultura negra, como simbolo não só de identidade, mas também de resistência.
Está pensando em aderir a este estilo de tranças? Neste post, respondemos as principais dúvidas sobre as box braids e também trouxemos uma galeria com 50 imagens de visuais incríveis com estas tranças. Confira!
O que são as box braids?
Box braids é a forma como são conhecidas as tranças individuais, feitas em toda a extensão do cabelo, unindo os fios naturais e fios sintéticos ao longo do comprimento.
Não se trata de tranças embutidas ao couro cabeludo. Na verdade, nas box braids o cabelo é dividido em mechas em forma de quadrados (daí o “box” do nome, que significa “caixa” em inglês) no couro cabeludo. Dessa forma, cada trança-mecha fica livre para que você possa usá-la de que forma preferir, tanto soltas como presas em diferentes tipos de penteados.
A inclusão de fios sintéticos aos fios naturais da trança é outra característica marcante das box braids. Eles são os principais responsáveis por trazer uma textura diferente (e muitas vezes cor, dependendo da escolha dos fios) e também comprimento ao visual.
E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes fios não agridem os fios naturais do cabelo. Pelo contrário, esta é uma técnica muito indicada para quem está passando por uma transição capilar e quer preservar os fios naturais enquanto eles crescem, já que a técnica preserva a integridade dos fios.
Ah, mas não é preciso estar com os fios longos para fazer a box braid! Quem fez o big chop também pode apostar em tranças curtas, médias ou longas – o visual que preferir!
Quais fibras sintéticas podem ser usadas nas tranças?
Como já mencionamos, a escolha da fibra impacta no resultado final das Box Braids. Mas não é só isso: o peso do material também varia entre as fibras, bem como o preço delas.
Abaixo, listamos as três principais fibras sintéticas para box braids, suas vantagens e desvantagens. Dessa forma você pode avaliar e escolher aquela que melhor preenchem suas expectativas.
Kanekalon
Kanekalon é uma fibra sintética extremamente popular quando o assunto é a confecção de tranças. Sua fibra tem um acabamento brilhoso e que desliza facilmente. Consequentemente, é uma fibra que embola menos durante o processo produção das tranças, ótimo para quem não tem muita prática.
Entre as desvantagens está o peso do fio, a pouca disponibilidade de cores no mercado e o seu custo, que costuma ser um pouco mais caro quando comparado aos demais.
Jumbo
Jumbo é a fibra sintética mais buscada pelas brasileiras na produção de tranças. Alguns aspectos que contribuem para isso são: os melhores preços, maior opção de cores no mercado e também o menor peso. Por outro lado, o fio jumbo não possui um aspecto tão natural quando o kanekalon.
Lã
A lã é o material responsável pelas box braids mais coloridas. Além das inúmeras cores disponíveis, trata-se de um material extremamente fácil de se encontrar em armarinhos, já que são materiais utilizados no tricô e crochê.
A lã também é um material que ganha em peso, uma vez que se trata de um fio tradicionalmente mais leve. Vale ressaltar também o custo baixo, a depender do tipo de lã escolhida para o projeto – inclusive dá para combinar lãs diferentes e conseguir um resultado super estiloso!
Há algum desconforto ao fazer ou usar as tranças?
Independente da traça que você escolher, saiba que não é normal sentir dor no couro cabeludo durante ou depois do processo de trançado.
Uma trancista profissional é capaz de identificar a tensão ideal para as tranças, de forma que reduza a possibilidade de desconforto durante o processo. Quando ele acontece, é sinal de que a trancista está colocando muita força no trançado. Neste caso, avise-a imediatamente sobre o que está sentindo para que ela possa ajustar a tensão das tranças.
Lembre-se: as box braids nunca devem doer.
Como cuidar das box braids no dia a dia?
Depois que você fez as suas tranças, saiba que precisa tomar uma série de cuidados para mantê-las lindas e os seus cabelos saudáveis.
A lavagem deve ser feita uma vez por semana com shampoo, de preferência anti-caspa. Esfregue a raiz com as pontas dos dedos, com delicadeza. Deixe a espuma escorrer para o comprimento das tranças. Depois, é só enxaguar na água corrente. E nada de usar condicionador ou máscara de tratamento, pois estes produtos fazem com que as tranças se soltem, além de deixarem a raiz oleosa.
Depois é só deixar as tranças secarem totalmente. A depender do comprimento das suas tranças e da fibra escolhida, elas podem demorar algumas horas para secar, então é importante programar os dias de lavagem.
E na hora de dormir, utilize um lenço, touca ou fronha de cetim para inibir o aparecimento de frizz.
Tem tempo máximo para ficar com as tranças?
De forma geral, as tranças costumam durar de 2 a 3 meses. Depois deste período, a raiz do cabelo torna-se aparente, devido ao seu crescimento. Além disso, é normal que os fios sintéticos que envolvem o cabelo fiquem desgastados e com um aspecto puído, o que prejudica o visual das tranças.
Outro ponto importante é a saúde dos fios. Embora estejam protegidos, os fios ficam sem tratamento durante este tempo. Então, para manter seus fios saudáveis e lindos, é importante retirar as tranças depois deste período e cuidar deles – e então, reaplicar as box braids, se assim desejar.
Agora que já tiramos as principais dúvidas, confira nossa galeria com 50 visuais incríveis com box braids!