O romantismo e a sensualidade moram na blusa de renda. Mas não só eles! A blusa de renda é uma peça coringa que transita muito bem em vários estilos, até mesmo naqueles looks mais rock and roll.
O segredo está na combinação da blusa de renda com as outras peças do look. E para não ter erro nessa hora, trouxemos para você um mini guia com dicas, informações e inspirações pra lá de úteis. Vem ver!
Blusa de renda: tudo o que você precisa saber
Para todas
A blusa de renda é democrática e acessível a todos os tipos de corpos. No entanto, quem está um pouco acima do peso deve tomar um certo cuidado com o uso exagerado da renda, já que a textura e a transparência natural da peça podem evidenciar o sobrepeso.
Transparência
A sensualidade da renda não existiria sem a transparência. Contudo, essa característica marcante da peça pode acabar com o seu look, especialmente quando a intenção é parecer justamente o contrário. Ou seja, você não quer ser sexy no seu ambiente de trabalho, por exemplo.
Por isso, a dica é equilibrar o uso da transparência com o ambiente. Na dúvida, opte por uma blusa que traga apenas alguns detalhes em renda ao invés da peça toda.
Romantismo
Outra característica forte da blusa de renda é o romantismo. A peça traz um clima todo romântico, delicado e feminino ao look, especialmente quando ela vem acompanhada de laços e babados.
Mas tome cuidado para não parecer caricato demais e acabar transmitindo um ar infantil e imaturo.
Para evitar isso, combine a blusa de renda com peças mais descoladas e modernas, como uma calça jeans.
Lingerie
Toda peça transparente pede por uma lingerie bem estruturada, bonita e que valorize o corpo. De preferência, tenha um soutien próprio só para usar com a blusa de renda. Os lisos são a melhor opção.
E lembre-se de combinar as cores da lingerie com a cor da blusa. Para um look mais formal e discreto, use um soutien na mesma cor da blusa, já se a intenção for extravasar e criar um visual ousado e super sexy, vale trazer uma lingerie de cor diferente.
Nos detalhes
Se você não gosta, não quer ou não pode usar uma blusa toda em renda, então a sua melhor opção são as peças que trazem apenas detalhes rendados.
Geralmente esses detalhes estão nas mangas, no colo ou na gola da blusa. Eles valorizam a produção sem exageros.
Ambiente x blusa de renda
No trabalho
Para cada ambiente existe uma blusa de renda mais apropriada. Para o trabalho, por exemplo, a dica é apostar em uma peça sem apelo sexy, ou seja, nada de decotes e transparência. Prefira peças que tragam apenas detalhes em renda, que tenham forro ou segunda pele por baixo.
Em conjunto com a blusa de renda use uma calça de alfaiataria, caso seu ambiente de trabalho seja mais clássico e formal, ou uma calça jeans, se o ambiente for mais moderno e descontraído.
Como terceira peça, aposte em um blazer para esbanjar elegância, uma jaqueta jeans para um visual mais jovem ou até mesmo uma jaqueta do tipo bomber se a intenção for criar um look com pegada street wear.
Em festas e baladas
Festas e baladas super combinam com blusas de renda transparentes, decotadas e sexys. Tá tudo liberado por aqui!
Apenas tenha atenção para não cair na vulgaridade ao combinar a blusa de renda transparente com shorts muito curtos e marcados ou uma calça apertada demais. Prefira peças de baixo com um caimento que valorize o seu corpo, mas sem cair em exageros.
Casual e descontraída
Outra forma muito interessante de usar a blusa de renda é de modo casual e descontraído. Aqui, entram os looks de praia e o streetwear.
Para criar esse efeito, a dica é usar a blusa de renda combinada a shortinhos e sapatos leves, como sapatilhas e sandálias baixas.
Como usar blusa de renda: dicas de composição
Blusa de renda com calça
A blusa de renda com calça é a opção para quem precisa de um look do tipo “topa tudo”. Essa composição te deixa pronta para o trabalho, a faculdade, a balada e até um evento mais formal.
Mas é claro que tudo vai depender da modelagem da calça e do tipo de blusa de renda. Uma peça de renda mais transparente e decotada combinada a uma calça jeans, por exemplo, é perfeita para uma festa.
Já se a ocasião pede mais formalidade, invista em uma blusa de renda com pouca ou nenhuma transparência e uma calça de alfaiataria (a preta é sempre uma ótima opção).
Blusa de renda com saia
A composição blusa de renda e saia é a mais romântica que existe. A saia godê é a pedida para quem prefere algo bem feminino, mas prefira tonalidades neutras para não parecer menininha demais.
Por outro lado, a saia lápis com blusa de renda pode resolver um look mais clássico e elegante.
Blusa de renda cropped
A blusa de renda cropped é perfeita para looks descontraídos e casuais, como aqueles de estilo praiano ou hippie chic.
Para não ter erro, use a blusa de renda cropped com um shortinho jeans, mas evite aqueles muito curtos e agarrados ao corpo.
Outra boa opção é investir no cropped de renda com um shortinho de alfaiataria. O look fica chique e casual.
Confira a seguir 50 ideias de como usar blusa de renda. Inspire-se!